Currículo
Culturas: Identificações e Diferenciações L5026
Contextos
Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com as aulas expositivas, os comentários e debates, e o seminário de turma, a par do trabalho autónomo, no final do semestre os/as estudantes deverão ter adquirido competências para: OA1 Construir um posicionamento crítico em torno das categorias 'cultura', 'raça' e 'identidade'. OA2 Construir um posicionamento crítico face à ideia de 'globalização' e, contrapontualmente, aos 'nacionalismos'. OA3 Compreender os pressupostos históricos, as implicações teóricas e os contextos da emergência daquelas categorias enquanto modalidades da análise antropológica, capacitando-se para explorar e desenvolver um entendimento não-etnocêntrico das diversidades.
Programa
P1. Cultura / culturas: conhecimento científico e tradição narrativa. P2. Uma epistemologia relacional: o lugar do 'outro'. P3. A 'raça' e o 'gene', significantes despóticos. P4. Identidades, nação e globalização.
Método de Avaliação
a) 60% da nota final - dois relatórios (30% cada) versando sobre a bibliografia da UC, entregues em datas a acertar em Conselho de Ano. Os ficheiros serão entregues por upload na plataforma Moodle, segundo instruções a fornecer pelo docente. Os relatórios deverão estar devidamente identificados com o nome do/a estudante na 1ª página, apresentar um título e bibliografia no final. Cada relatório deverá ter aproximadamente 1200 palavras (font 12 a 1 espaço ½). b) 30% da nota final - apresentação em seminário com entrega de guião. c) 10% da nota final - comentários e debate nos exercícios a propor regularmente na plataforma Moodle e apreciação geral do trabalho realizado. d) Estudantes com défice de tempo de trabalho letivo (ausências), incumprimento ou trabalhos insuficientes, deverão ser avaliados em exame (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- ERIKSEN Thomas Hylland, What is Anthropology, 2004, Ann Arbor MI, London: Pluto Press. ERIKSEN Thomas Hylland, Globalization, the Key Concepts, 2007, Oxford and New York: Berg. FUENTES Augustín, Race, Monogamy, and Other Lies They Told You. Busting Myths about Human Nature., 2012, Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press. INGOLD Tim, Antropologia, para que serve?, 2018, Petrópolis: Editora Vozes. MARKS Jonathan, Why I am not a Scientist. Anthropology and Modern Knowledge, 2009, Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press. ROBERTS Anthea and LAMP Nicolas, Six Faces of Globalization. Who Wins, Who Loses, and Why it Matters, 2021. Cambridge MA, London: Harvard University Press. WALLERSTEIN Immanuel, World System Analysis, an Introduction, 2004, Durhan and London: Duke University Press.:
Secundária
- BASTOS Cristiana, Omulu em Lisboa: Etnografias para uma Teoria da Globalização', 2001, Etnográfica, Vol.5 (2), pp. 303-323. COLEMAN William D. and SAJED Alina, 50 Key Thinkers in Globalization, 2013, London and New York: Routledge. ERIKSEN Thomas Hylland, What is Anthropology?, 2004, London, Ann Arbor MI: Pluto Press. FUENTES Augustín, The Creative Spark, How Imagination made Humans Exceptional, 2017, New York: Penguin Random House. HELD David and MOORE Henrietta L. (editors), Cultural Politics in a Global Age, Uncertainty, Solidarity and Innovation, 2007, Oxford: One World. KOPENAWA YANOMAMI Davi, 'Descobrindo os brancos', 1998, https://pib.socioambiental.org/pt/Sonho_das_origens/Descobrindo_os_Brancos NUSSBAUM Martha, Not for Profit Why Democracy Needs the Humanities, 2010, Princeton and Oxford: Princeton University Press. RIBEIRO Darcy, 'Uirá vai ao encontro de Maíra', 1982, in Ensaios de Etnologia e Indigenismo. São Paulo: Editora Paz e Terra. VIVEIROS De CASTRO Eduardo, Araweté, o Povo do Ipixuna, 2003, null, https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Arawet%C3%A9 WOLF Eric, Perilous Ideas: Race, Culture, People', 1994, Current Anthropology, vol. 35, number 1, February 1994.: