Currículo

Psicologia da Personalidade L5219

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao terminar com sucesso esta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de: OA1. Discutir o pluralismo conceptual no estudo na personalidade e descrever pressupostos comuns. OA2. Diferenciar teorias científicas das teorias pseudocientíficas e implícitas da personalidade e explicar de que modo diferente métodos de investigação têm contribuído para o estudo da personalidade. OA3. Descrever e contrastar as principais teorias científicas no estudo da personalidade em termos dos seus principais objetivos, conceitos, pressupostos, métodos e instrumentos de avaliação. OA4. Comparar, diferenciar e relacionar personalidade com psicopatologia. OA5. Descrever alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e mudança na personalidade humana durante o curso de vida e explicar a complexa interação pessoa-ambiente social na predição do comportamento.

Programa

1. Definições de personalidade: Pluralidade conceptual e aspetos comuns 2. Objetivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade 3. Diferenciação entre teorias científicas, pseudocientíficas e implícitas da personalidade 4. Antecedentes genéticos/biológicos e sociais da personalidade 5. Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança 6. Personalidade e Psicopatologia 7. Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade 8. Principais abordagens e teorias da personalidade 8.1. Teorias que enfatizam a estrutura da personalidade: teorias dos traços. 8.2. Abordagens comportamentais 8.3. Teorias sociocognitivas e construtivistas 8.4. Teorias existenciais e humanista da personalidade 8.5. Teorias psicanalíticas da personalidade 9. Perspetivas atuais no estudo da personalidade

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de dois testes individuais escritos (50%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores. A presença nas aulas é facultativa.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Corr, P., & Matthews, G. (eds.). (2020). The Cambridge handbook of personality psychology (2nd ed). Cambridge University Press. doi:10.1017/9781108264822 Ewen, R. B. (2014). An introduction to theories of personality (7th ed). Psychology Press Feist, G., Roberts, T.A., & Feist, J. (2020). Theories of personality (10th ed). McGraw Hill Mischel, W., Shoda, Y., & Ayduk, O. (2007). Introduction to Personality: Toward an Integrative Science of the Person (8th ed). Wiley Schultz, D. P., Schultz, S. E., & Enos, M. (2016). Theories of personality (11th ed). Wadsworth Publishing:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre