Currículo
Desenvolvimento do Potencial e Gestão da Formação L0541
Contextos
Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Integrar a formação no contexto das restantes práticas de gestão de recursos humanos; 2. Explicar a importância da estratégia da empresa na gestão da formação; 3. Descrever a articulação entre as etapas de levantamento, concepção, implementação e avaliação de acções de formação; 4. Avaliar a eficiência e eficácia da formação; 5. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; 6. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.
Programa
I. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos (GRH) 1.1. Evolução do Domínio Profissional 1.2. Modelo de Abordagem da Gestão de Recursos Humanos 1.3. Novo Paradigma para a Formação Profissional Contínua II. Gestão Estratégica da Formação Informal 2.1. Aprendizagem Organizacional 2.2. Gestão das e pelas Competências 2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência III. Gestão Táctica da Formação Formal 3.1. Levantamento de Necessidades 3.2. Gestão da Formação 3.3. Auditoria da Formação Formal
Método de Avaliação
Avaliação periódica: Trabalho individual (20%); Trabalho de grupo (30%); Frequência (50%). Os alunos que não entregarem um trabalho, ou que tenham menos de 9 valores em qualquer momento de avaliação ou mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica e fazem exame final que corresponde a 100% da avaliação. A avaliação final: O exame pode ser feito em dois momentos (1ª e 2ª fase) e respeita o Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos da Escola de Gestão do ISCTE.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Aguinis, H. & Kraiger, K. (2009). Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. Annual Review of Psychology, 60, 451-474. - Fee, Kenneth (2011). 101 Learning and Development Tools: Essential Techniques for Creating, Delivering and Managing Effective Training. Philadelphia: Kogan Page - Nascimento, G., (2015), Formação: uma estratégia de Desenvolvimento Organizacional e Individual, in Ferreira, A., Martinez, L., Nunes, F. e H. Duarte (Eds.), GRH para Gestores, Lisboa: RH Editora - Noe, R.A. (2022) Employee Training and Development. 9th Edition, McGraw Hill, Boston:
Secundária
- - Laird, D., Holton III, E. Naquin, S. (2003). Approaches to training and development (3rd edition). Basic Books.: