Currículo
Símbolos: Linguagem, Ação e Cognição L5076
Contextos
Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 - adquirir conhecimentos e competências para perceber as razões do interesse da Antropologia pelos domínios do simbólico, da linguagem e da cognição. OA2 - adquirir conhecimentos e competências para explorar esses domínios recorrendo não só à bibliografia disciplinar mas, também aos contributos de outras áreas do saber.
Programa
P1. Arqueologia da mente e ecologia do cérebro 1.1. o universo como informação 1.2. humano / não-humano 1.3. função simbólica 1.4. neotenia 1.5. ?material engagement theory? I: o Paleolítico, a arte e a religião 1.6. ?material engagement theory? II: o Neolítico e a ?revolução dos símbolos? 1.7. o universo indo-europeu P2. Signos, símbolos, culturas e cosmologias 2.1. Antes e depois de M. Mauss 2.2. hipótese Sapir-Whorf 2.3. Saussure, Jakobson e Lévi-Strauss 2.4. V. Turner, M. Douglas, C. Geertz, M. Sahlins 2.5. R. Girard, G. Durand 2.6. Estudo de caso: os Barasana-Tukano (Christine Hugh-Jones)
Método de Avaliação
a) 30% da nota final - Assiduidade e participação nas aulas; Relatório de aprendizagem (aprox. 2.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar após as férias da Páscoa; b) 70% da nota final ? Ensaio (máximo 10.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre e a entregar na época de avaliações c) opcionalmente, ou em caso de avaliações insuficientes - exame final (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- MALAFOURIS, Lambros ? How Things Shape the Mind: a Theory of Material Engagement. Cambridge MA and London: The MIT Press, 2013. LÉVI-STRAUSS, Claude ? O Pensamento Selvagem, São Paulo: Papirus Editora, 2008. FUCHS, Thomas ? Ecology of the Brain. The Phenomenology and Biology of the Embodied Mind, Oxford University Press, 2018. CAUVIN, Jacques ? The Birth of the Gods and the Origins of Agriculture. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 2000. BLOCH, Maurice ? How We Think They Think: Anthropological Approaches to Cognition, Memory and Literacy. Boulder, Colorado: Westview Press, 1998.:
Secundária
- A indicar no decurso das aulas: