Currículo

Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia 00832

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

As principais competências a desenvolver são: a) identificação empírica e formulação de questões sociológicas; b) utilização de teorias, conceitos, métodos e técnicas de análise sociológica aplicadas a questões concretas; c) prática de recolha e processamento de dados empíricos; d) utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas; e) análise quantitativa e qualitativa de dados e treino de aplicações informáticas; f) aprendizagem da elaboração de relatórios de pesquisa e de apresentação de resultados de acordo com normas técnicas e regras de deontologia aplicáveis, bem como o reforço das competências de formulação e escrita que lhe são inerentes.

Programa

1. Apresentação sucinta dos projectos de pesquisa e revisão dos instrumentos de recolha de informação. 2. Recolha de dados a partir dos instrumentos previamente construídos e das fontes identificadas. 3. Construção e validação dos dados recolhidos. 4. Selecção de técnicas e tratamento e análise dos dados recolhidos. 5. Interpretação analítica e apresentação formal dos dados (grelhas de análise, tabelas, gráficos, etc.). 6. Sistematização de resultados e explanação dos argumentos técnicos e científicos. 7. Planeamento e organização formal do relatório de pesquisa de acordo com normas técnicas, científicas e deontológicas aplicáveis. 8. Redacção do relatório de pesquisa para apresentação escrita e oral. 9. Apresentação oral e discussão final dos relatórios de investigação.

Método de Avaliação

Para atingir os seu objectivos, esta u.c. integra aulas laboratoriais, trabalho de campo, seminário, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes (individual e em grupo), participando num conjunto de exercícios que cobrem as principais etapas da realização de um relatório de pesquisa em Sociologia, incluindo o manuseamento e análise de informação secundária, com destaque para a recolha, construção, tratamento e interpretação de dados originais e sua apresentação oral e escrita. Dada a natureza essencialmente prática das aprendizagens, a Avaliação obedece ao modelo e regras da Avaliação ao longo do semestre, não há avaliação por exame, nem possibilidade de melhoria de classificação. Assim, a Avaliação exige a participação em pelo menos 2/3 das aulas programadas e compreende: a assiduidade e participação nas aulas (10%); os materiais de tratamento e análise de dados (20%); trabalho final escrito - relatório final - (60%) e a sua apresentação oral e debate em seminário (10%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Bryman, Alan & Duncan Cramer (2009), Quantitative Data Analysis with SPSS 14, 15 and 16: a guide for social scientists, London: Routledge. - Bryman, Alan & Melissa Hardy (2004), Handbook of data analysis. London: Sage Publ. - Burton, Dawn (ed.) (2000), Research Training for Social Scientists. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage Publ. - Creswell, J.W. (2003), Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage Publ. - Denzin, Norman K, Lincoln, Yvonna S. (2005), The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage Publ. - David (ed.) (2004), The Sage handbook of quantitative methodology for the social sciences. Thousand Oaks: Sage Publ. - Guerra, I. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, S. João do Estoril: Principia. - Krippendorf, K. (2004), Content Anlysis: An Introduction to its metodology. Newbury Park: Sage Publ.:

Secundária

  • - Bardin, Laurence (2009), Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. - Bryman, Alan (2012) Social research methods. Oxford: Oxford University Press. - Bryman, Alan and Duncan Cramer (2003), Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS para Windows. Oeiras: Celta Editora. - Creswell, John W. (2007), Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. London: Sage Publications - Dochartaigh, Nial Ó (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences. Londres: Sage Publications. - Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários. Oeiras: Celta Editora. - Lahire, Bernard (2002), Portraits Sociologiques - Dispositions et Variations Individuelles. Paris: Nathan. - Poirier, Jean (1995), Histórias de Vida. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora. - Quivy, Raymond e Luc Van Campenhoudt (2008), Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre