Currículo

Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia 00830

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição, através da realização de actividades práticas, de: a)informação sobre a pluralidade das actividades profissionais dos sociólogos, em Portugal e internacionalmente; b)competências de contacto directo com sociólogos a exercer actividade profissional, em contextos de profissionalização variados; c)conhecimento sobre problemas e soluções encontrados pelos sociólogos na transposição da formação sociológica para as actividades profissionais; d) conhecimento das questões éticas enfrentadas pelos sociólogos nas suas actividades profissionais e do código deontológico dos sociólogos; e) competências de análise dos perfis profissionais dos sociólogos, segundo as suas principais dimensões caracterizadoras; f) capacidade de contextualização desses perfis nas sociedades contemporâneas; g) competências gerais de pesquisa, trabalho em equipa, aplicação de teorias e métodos, reconhecimento das implicações éticas e cívicas do trabalho sociológico.

Programa

1. A sociologia e a profissionalização dos sociólogos 1.1 Ciência, ensino e profissão 1.2 Relações formação-profissão na sociedade atual 1.3 Comparações com outras profissões 2. O grupo científico-profissional dos sociólogos 2.1 História e indicadores estatísticos 2.2 Institucionalização e associações 2.3 Pluralidade de áreas de atividade e de papéis profissionais 2.4 Comparações com outros países 3. Atividades e experiências profissionais dos sociólogos 3.1 Áreas de atividade e contextos organizacionais 3.2 Papéis profissionais, competências profissionais, trabalho em equipas 3.3 Culturas profissionais e código deontológico 3.4 Trajetórias de profissionalização e atualização profissional 3.5 Problemas e soluções nas atividades profissionais dos sociólogos

Método de Avaliação

Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, as aulas consistem sobretudo em atividades práticas, a realizar pelos/as estudantes, individualmente e em grupo, sob orientação da docente. Em cada semana há uma atividade principal a desenvolver. Essa atividade é proposta e enquadrada pela docente no início do tempo letivo semanal. Em seguida, os/as estudantes formam grupos de trabalho (2 a 4 alunos) e, sob orientação da docente: i) preparam os instrumentos necessários; ii) realizam a atividade, envolvendo trabalho tanto em sala como noutros locais apropriados; iii) elaboram no final um relatório sintético da atividade desenvolvida, a incluir num dossiê de grupo; iv) o tempo letivo semanal termina com um balanço da atividade. No final do semestre os trabalhos são apresentados pelos grupos e debatidos em seminário. Nesse contexto, a promoção do sucesso escolar na unidade curricular procura conciliar, em cada ano e em cada turma, o reconhecimento dos interesses e orientações dos/as estudantes com os objetivos programáticos e de aprendizagem. Para o efeito, é frequente, fora do tempo de aula, os/as estudantes solicitarem o agendamento de reuniões para o acompanhamento tutorial, especialmente na fase em que realizam exercícios de localização e contacto com sociólogas/as ou depois na organização dos conteúdos na grelha de análise de entrevista construída na sala de aula com a participação de toda a turma. Desde o início, os/as estudantes são desafiados a eleger os textos que melhor se correspondem aos seus interesses, de entre os que compõem a lista de referências incluídas na bibliografia básica da unidade curricular. Sempre que possível, os recursos bibliográficos disponíveis em formato digital ficam acessíveis nas plataformas Fenix e Modle (incluindo as monografias mais antigas, entretanto digitalizadas). A avaliação ao longo do semestre visa aferir em que grau o/a estudante atingiu os objetivos de aprendizagem previstos (conhecimentos e competências). Os elementos em que se baseia incluem componentes de trabalho individual e em equipa, envolvendo os seguintes itens: 1) a assiduidade às aulas e a participação do/a estudante nas atividades de trabalho autónomo propostas pela docente (20%); 2) Dossiê de grupo (conjunto dos trabalhos de grupo realizados segundo um guião disponibilizado pela docente) (50%); 3) relatório individual com uma reflexão aprofundada sobre as questões de ética e profissão colocadas no exercício da sociologia fora da academia (30%). Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua ou periódica, cada estudante deve realizar pelo menos uma entrevista a um/a sociólogo/a que exerce atividade profissional num contexto fora da academia há, pelo menos, cinco anos. Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final por exame escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ramos, M, Capucha, L & Tavares, I (coord) (2018), Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal?, Editora Mundos Sociais Mineiro,J (2012), Será possível profissionalizar uma ciência? CIES e-WP,135 Mauritti,R, Costa,AF (2014), Formação e empregabilidade dos sociólogos em Portugal, VIII Cong. Port. Sociologia, APS Costa,AF (1988), Cultura profissional dos sociólogos, Sociologia Problemas e Práticas,5 Costa,AF (2004), Será a sociologia profissionalizável?, em Gonçalves,C et al(orgs), Sociologia no Ensino Superior, FLUP Costa,AF, Mauritti,R, Veloso,L (orgs) (2015), Desafios à empregabilidade dos sociólogos em Portugal, Sociologia OnLine, APS,9 Burawoy,M (2005), For public sociology, Am. Sociological Rev.,70 APS,Código Deontológico AAVV (2014 a,b) O que é ser sociólogo hoje? IS WP,9/11 Abrantes, P et al. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal, Sociologia Problemas e Práticas,100.:

Secundária

  • Veloso, L, Freire, J., Oliveira, L., Lopes, N. et al (2012). Questões deontológicas e de metodologia de investigação em sociologia, Sociologia Problemas e Práticas, 69, pp. 87-98. Valente, Isabel, Fernando Luís Machado e António Firmino da Costa (orgs.) (1995, 1990), Experiências e Papéis Profissionais de Sociólogos, Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia. Tavares, David (2011), Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios, Sociologia On Line: Revista da APS, 3. Silva, Sara Franco (2019), O campo da profissionalização da sociologia, dissertação de mestrado, ISCTE. Rodrigues, Maria de Lurdes (2012), Profissões: Lições e Ensaios, Lisboa, Almedina. Piriou, Odile (2006), La face caché de la sociologie. À la découverte des sociologues praticiens, Paris, Éditions Belin. Pinto, José Madureira (2004), Formação, tendências recentes e alternativas de desenvolvimento da sociologia em Portugal, Sociologia Problemas e Práticas, 46. Pinto, José Madureira (2007), A Sociologia em Portugal: formação, tendências recentes e alternativas de desenvolvimento, em Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento. Pimentel, Duarte (2016), Sociologia em Contextos. Um Inventário de Monografias Sobre Práticas Profissionais, Lisboa, Sílabo. Portfólio Profissional de Sociólogos: https://portfolioprofissionaldesociologos.wordpress.com/ Machado, Fernando Luís (1996), Profissionalização dos sociólogos em Portugal, Sociologia Problemas e Práticas, 20 Machado, Fernando Luís (2009), Meio século de investigação sociológica em Portugal: uma interpretação empiricamente informada, Sociologia, Revista da FULP, 19. Machado, F. L. (2022). O campo sociológico em Portugal: da pré-história à institucionalização avançada. Em: Investigação sociológica em Portugal: Um Guia Histórico e Analítico. Edições Afrontamento, pp. 35-65. Lahire, Bernard (dir.) (2002), À quoi sert la sociologie?, Paris, Éditions La Découverte. Gonçalves, Carlos Manuel, Cristina Parente e Luísa Veloso (2001), Licenciados em Sociologia: ritmos e formas de transição ao trabalho, Sociologia Revista da FLUP, 11. Gonçalves, Carlos Manuel (2007/2008), Análise sociológica das profissões: principais eixos de desenvolvimento, Sociologia Revista da FLUP, 17/18. Costa, António Firmino da (1993), Prática sociológica e deontologia profissional dos sociólogos, em Estruturas Sociais e Desenvolvimento, Actas do 2º. Congresso Português de Sociologia,, vol. II, Lisboa, Editorial Fragmentos. Carreiras, Helena, Fátima Freitas e Isabel Valente (orgs.) (1999), Profissão Sociólogo, Oeiras, Celta Editora. Baptista, Luís e Paulo Machado (2010), Our (scientific) community and our society: rethinking the role and dilemmas of national sociological associations: the Portuguese case, Sociologia On Line: Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 1, pp. 1-24. Associação Portuguesa de Sociologia (2013), Primeiro Inquérito às Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia. Principais resultados http://www.aps.pt/?area=000&mid=000&sid=000&sid=000&cid=CNT5384506b8d9e9:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre