Currículo
Desenho de Sistemas de Recompensa e Carreiras L5053
Contextos
Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Efectuar um diagnóstico individual de competências aplicado a um contexto de aconselhamento de carreira; 2. Saber diagnosticar perspectivas de carreiras dentro de uma organização; 3. Saber conduzir um processo de qualificação de funções; 4. Identificar diferentes componentes da remuneração; 5. Relacionar algumas componentes da remuneração e as teorias motivacionais; 6. Saber conceber um esquema de remuneração variável ; 7. Discutir criticamente as relações entre evolução de carreiras e políticas remuneratórias; a de remuneração variável ; 7. Discutir criticamente as relações entre evolução de carreiras e políticas remuneratórias
Programa
1. Introdução Contextos e sistemas de carreiras e recompensas 2. Carreiras na perspectiva do indivíduo - Aconselhamento de carreira - Coaching de carreira e mentoring - Diagnóstico pessoal de interesses e potencial - Novas formas de trabalho - Incompatibilidades entre as carreiras profissionais e vida familiar 3. Carreiras na perspectiva organizacional - Teorias sobre o desenvolvimento de carreiras - Planeamento de RH e gestão da sucessão - Políticas de retenção e desvinculação - Enquadramento legal - Qualificação de funções e efeitos na politica de carreiras e recompensas 4. Conceitos de remuneração e suas implicações - Definições de remuneração - Benefícios - Tipos de remuneração variável - Massas salariais e impactos financeiros - Enquadramento legal - Equidade interna e equidade externa - Relação entre teorias da remuneração e as teorias da motivação
Método de Avaliação
Para o desenvolvimento das competências de aconselhamento de carreira e análise das políticas de carreiras e remunerações serão usadas as seguintes metodologias: - Exposição oral - Experiências simuladas - Resolução de exercícios - Trabalhos colectivos | - Frequência escrita (50%). - Acompanhamento de um processo de aconselhamento de carreira (40%) - Participação num processo de recrutamento (10%) - Os alunos que não entregarem qualquer trabalho , obtenham menos de 9 valores em qualquer avaliação ou mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica. Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efectuar um exame final (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Wright, A. (2004). Reward management in context. London: CIPD. - Taylor, S. (2010). Resourcing and talent management - Nathan, R. & Hill, L. (2006), Career Counselling. Sage Publications - Greenhaus, J. H., Callanan, G. A. & Godshalk, V. M. (2009). Career management. The Dryden Press, Harcourt College Publishers. :
Secundária
- - Spencer,L. e Spencer, M. (1993), Competence at work. Wiley - Greene R. (2011). Rewarding performance, Routdledge - Duarte, H. (2015). Gestão de Remunerações. In A. Ferreira, L. Martinez, F. Nunes e H. Duarte (eds) GRH para gestores. RH Editora - Bolles, R. (2010). De Que Cor É o Seu Pára-Quedas? Guia prático para encontrar emprego e mudar de carreira. Actual Editora - Armstrong, M. & Murlis, H. (2004), Reward Management, Kogan Page :