Currículo

Sociologia da Ciência, Tecnologia e Inovação 01058

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão ser capazes de: a. Conhecer os debates contemporâneos mais relevantes da sociologia da ciência, da tecnologia e da inovação b. Conhecer e debater diferentes perspetivas teórico-metodológicas nestes domínios; c. Descrever e problematizar a relação entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade; d. Identificar e problematizar diferentes contextos, atores e modos de produção de conhecimento, bem como diferentes tipos de inovação; e. Descrever e problematizar exemplos de políticas de promoção da inovação tecnológica; f. Descrever e problematizar exemplos de aplicações/implicações da C&T em termos sociais, económicos e cívicos; g. Conhecer e debater exemplos de iniciativas de promoção de cultura científica; h. Conhecer e utilizar indicadores estatísticos utilizados neste domínio; i. Pesquisar de modo autónomo, expor e debater ideias (oralmente e por escrito), e trabalhar em grupo.

Programa

1. Da ciência moderna à atualidade: contextos, agentes, indicadores e tendências 2. Primeiros olhares sociológicos sobre a ciência: ethos científico e ciência enquanto instituição; processos e evolução do conhecimento científico 3. Novas perspetivas sobre a (tecno)ciência: estudos de laboratório e sociologia do conhecimento científico; campo científico, lugares e modos de produção de conhecimento 4. Tecnologia e inovação como objeto sociológico: construção social da tecnologia; atores e políticas de inovação 5. Usos socio-economicos da C&T, ética, cultura e comunicação da ciência: controvérsias e desafios

Método de Avaliação

A avaliação da UC tem como base a avaliação continua segundo os seguintes elementos: - Assiduidade (2/3 das aulas) e participação (20%); - Apresentação oral (30%) - Trabalho final escrito sobre um tema do programa (50%) Existe ainda a opção de exame final em vez de avaliação continua.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre