Currículo

Percepção de Pessoas e Relações Interpessoais L5211

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC aborda os processos relativos à perceção de pessoas (PP) e relações interpessoais (RI). O/a estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1) Descrever e contrastar teorias e modelos de PP; OA2) Explicar os processos cognitivos, neurocognitivos, sociais e contextuais subjacentes à perceção e julgamento social; OA3) Descrever e contrastar teorias e modelos das RI; OA4) Identificar determinantes da atração, desenvolvimento e manutenção de relações interpessoais OA5) Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise de um problema de investigação original nas áreas da PP e das RI.

Programa

CP1: Introdução ao estudo da perceção de pessoas 1.1 Perspetivas teóricas, metodológicas e aplicações CP2 Abordagens clássicas da perceção de pessoas 2.1 Processos organizadores da formação de impressões 2.2 Teorias implícitas da personalidade 2.3 Processamento de informação e organização cognitiva CP3. Abordagens contemporâneas da perceção de pessoas 3.1 Neurocognição Social 3.2 Cognição Social Situada CP4. Introdução ao estudo das Relações Interpessoais 4.1 Perspetivas teóricas, metodológicas e aplicações CP5. Desenvolvimento e manutenção de relações 5.1. Fatores e processos que influenciam a aproximação aos outros 5.2. As relações de amizade e amor no ciclo da vida dos indivíduos 5.3 Compromisso e estabilidade nas relações amorosas 5.4 Conflito e dissolução de relações CP6. Temas Contemporâneos na investigação em relações interpessoais 6.1 RI em contexto de trabalho 6.2 RI e a internet CP7. Aplicações a temas contemporâneos e novas questões de investigação

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de 1) um trabalho de grupo em formato de poster, sobre uma das temáticas propostas (40%); 2) um teste individual escrito (60%). Para realizar a avliação ao longo do semestre é obrigatória a presença em 2/3 das PL’s Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame no final do semestre (100%) incide sobre todos os conteúdos abordados na UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 110.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bersheid, E., & Regan, P. (2005). The psychology of interpersonal relationships. Pearson Prentice Hall Jackson-Dwyer, D. (2014). Interpersonal relationships. Routledge. Carlston, D. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of social cognition. Oxford University Press. Decety, & J. T. Cacioppo (2011). The Oxford handbook of social neuroscience. Oxford University Press. Fiske, S., & Taylor, S. (2013). Social cognition: From brains to culture. SAGE. Regan, P. (2011). Close relationships (1st ed.). Routledge. Reich, T. C., & Hershcovis, M. S. (2011). Interpersonal relationships at work. In S. Zedeck, et al. (Eds.), Handbook of industrial and organizational psychology (Vol. 3,pp. 223-248). APA Vala, J., & Monteiro, M.B. (2024). Psicologia social. (10ª ed., capítulos 2 & 9) Fundação Calouste Gulbenkian. https://cdn.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2024/04/psicologia_social-1.pdf:

Secundária

  • Clark, M. S., & Reis, H. T. (1988). Interpersonal processes in close relationships. Annual Review of Psychology, 39, 609-672. Duck, S. (2007). Human relationships (4th ed.). SAGE. Finkel, E., & Eastwick, P. (2015). Interpersonal attraction: In search of a theoretical rosetta stone. In J. Simpson & J. Dovidio (Eds.), APA Handbook of personality and social psychology, volume 3: Interpersonal relations (pp. 179-210). American Psychological Association. Fiske, S., & Macrae, N. (Eds.). (2012). The SAGE Handbook of social cognition. SAGE. Fiske, S., Gilbert, D., & Lindzey, G. (Eds.). (2010). Handbook of Social Psychology (4th ed.). McGraw Hill. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2004). Processando informação sobre os outros I (Textos Fundamentais II). ISPA. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2005). Processando informação sobre os outros II (Textos Fundamentais III).: ISPA. Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L., Estereótipos e Cognição Social, 2013, Garcia-Marques, T., & Garcia-Marques, L. (2003). Estereótipos e Cognição Social (Textos Fundamentais I). ISPA. Garrido, M.V., Azevedo, C., & Palma, T. (2011). Cognição Social: Fundamentos, formulações atuais e perspetivas futuras. Psicologia, 25, 113-157. Garownsky, B., & Bodenhausen, G. V. (Eds.). (2015). Theory and explanation in social psychology. Guilford Press. Gosling, S. (2009). Snoop: What your stuff says about you. Profile Books. Hamilton, D. (2005, Ed.). Social Cognition: Key readings. Psychology Press. Miller, R. S. (2018). Intimate relationships (8th ed.). McGraw-Hill. Sanchez-Burks, J. & Mor Barak, M. E. (2017). Interpersonal relationships in a global work context. In M. E. Mor Barak (Ed.), Managing diversity: Toward a globally inclusive workplace (4th ed.) (pp. 191-206). SAGE. Sherman, J., Garownsky, B., & Trope, Y. (Eds.). (2015). Dual-process theories of the social mind. Guilford Press. Smith, E. R., & Mackie, D. M. (2009). Social psychology (3rd Ed.). Psychology Press.:

Disciplinas de Execução