Currículo
Teorias Sociológicas Contemporâneas L6103
Contextos
Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorias, correntes e autores da sociologia contemporânea. (b) Aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito daquelas teorias. (c) Aquisição de competências básicas de discussão comparada daqueles conceitos e enunciados.
Programa
I. Introdução 1. A Pluralidade da Teoria 2. Controvérsias e Tradições 3. Desafios da Pluralidade para a Sociologia 4. Algumas tendências principais: Reducionismo e Síntese II. Desenvolvimentos macrossociológicos contemporâneos 5. A tradição funcionalista. 6. A teoria neofuncionalista da diferenciação social de Niklas Luhmann 7. A controvérsia com Jürgen Habermas III. Desenvolvimentos microssociológicos contemporâneos 8. A tradição interaccionista e etnometodológica 9. A teoria dos rituais de interação de Randal Collins 10. O individualismo metodológico de Raymond Boudon IV. A articulação estrutura-acção na teoria sociológica contemporânea 11. Estruturação versus Morfogénese: Anthony Giddens e Margareth Archer 12. A Teoria da Prática de Pierre Bourdieu 13. A Teoria da Pluralidade Disposicional de Bernard Lahire 14. As Estruturas Fundamentais das Sociedades Humanas segundo Bernard Lahire
Método de Avaliação
A avaliação durante o período lectivo consta de três testes individuais realizados em aula, com igual ponderação: o primeiro sobre as partes I e II do programa, o segundo sobre a parte III e o terceiro sobre as teorias da articulação acção-estrutura (parte IV). Cada teste é precedido de um aula de revisões e dúvidas. Os testes realizam-se depois de concluídas as aulas sobre as partes do programa em avaliação. A classificação final é a média simples da classificação dos três testes. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação durante o período lectivo, o aluno ou aluna realiza um exame final de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação durante o período lectivo.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- BAERT Patrick & Filipe Carreira da SILVA (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa: Mundos Sociais (versão em espanhol disponibilizada). CALHOUN, Craig et al. (2002), Contemporary Sociological Theory, Oxford: Blackwell. RITZER George & Barry SMART (2003), Handbook of Social Theory, London: Sage. RITZER, George & Jeffrey STEPNISKY (2018), Sociological Theory, New York: McGraw-Hill. TURNER, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, London: Sage. TURNER, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, London: Sage.:
Secundária
- 1. ABEND Gabriel (2008), “The Meaning of Theory”, Sociological Theory 26(2): 173-199. 2. RITZER George & Jeffrey STEPNISKY (2018), “A historical sketch of sociological theory: The later years”, in Sociological Theory, Los Angeles: Sage, 261-311. 3. BERTHELOT Jean-Michel (2001), “Programmes, paradigmes, disciplines: pluralité et unité des sciences sociales”, in JM Berthelot (ed.) (2001), Épistémologie des Sciences Sociales, Paris: PUF, 457-519. 4. TURNER Jonathan H. (2010), “Chapter 1: First Steps in Developing a General Sociological Theory”, in Theoretical Principles of Sociology, Volume I - Macrodynamics, New York: Springer, 1-20. 5. BAERT Patrick & Filipe Carreira da SILVA (2014), “2. La metáfora biológica: Funcionalismo y neofuncionalismo”, in La Teoría Social Contemporánea, Madrid: Alianza, 65-104. 6. TURNER Jonathan H. (2014), “Functional theorizing”, in Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, London: Sage, 7-31. 7. TURNER Jonathan H. (2003), “Systems funcionalism: Niklas Luhmann”, in The Structure of Sociological Theory, Belmont: Wadsworth-Thomson, 54-72. 8. BROWN Richard Harvey & Douglas GOODMAN (2003), “Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action: An Incomplete Project”, in G. Ritzer & B. Smart (eds.) (2003), Handbook of Social Theory, London: Sage, 201-216. 9. BAERT Patrick, e Filipe Carreira da SILVA (2014), “3. El enigma de la vida cotidiana. Interaccionismo simbólico, enfoque dramatúrgico y etnometodologia", in La Teoría Social Contemporánea, Madrid: Alianza, 105-142. 10. TURNER Jonathan H. (2014), “Symbolic interactionist theorizing” & “Dramaturgical theorizing”, in Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, London: Sage, 96-116 & 117-135. 11. TURNER Jonathan H. (2003), “Ethnomethodological theory”, The Structure of Sociological Theory, Belmont: Wadsworth-Thomson, 419-431. 12. RÖSSEL Jörg & Randall COLLINS (2001), “Conflict theory and interaction rituals: the microfoundations of conflict theory”, in JH Turner (ed.) (2001), Handbook of Sociological Theory, New York: Kluwer, 509-531. 13. COLLINS Randall (2004), “The mutual-focus/emotional-entrainment model”, in Interaction Ritual Chains, Princeton: Princeton University Press, 47-101. 14. DUBOIS Michel (2000), “L’individualisme méthodologique: principes de la sociologie de l’action”, in Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris: PUF, 21-42. 15. CARVALHO Bruno Sciberras de (2010), “Individualismo metodológico, racionalidade e ação instrumental: a proposta cognitiva de Raymond Boudon”, Revista de Sociologia e Política 18(37): 303-309. 16. RITZER George & Jeffrey STEPNISKY (2018), “Micro-macro and agency-structure integration”, in Sociological Theory, New York: McGraw-Hill, 592-647. 17. TURNER Jonathan H. (2003), “Structuration theory: Anthony Giddens”, in The Structure of Sociological Theory, Belmont: Wadsworth-Thomson, 476-490. 18. PARKER John (2000), “Archer: ‘structuration’ and the defence of ‘analytical dualism’”, in Structuration, Buckingham: Open University Press, 69-85. 19. OLIVEIRA Nuno (2011), “Entre Cila e Caríbdis: o realismo social de Margaret Archer”, Sociologia, Problemas e Práticas 65: 119-139. 20. BONNEWITZ Patrice (2002), “Une vision spatiale de la société: espace et champs” & “L’homo sociologicus bourdieusien: un agent social”, in Premières Leçons sur la Sociologie de Pierre Bourdieu, Paris: PUF, 41-60 & 61-74. 21. CASANOVA José Luís (1995), “Uma avaliação conceptual do habitus”, Sociologia, Problemas e Práticas 18: 45-68. 22. ABOIM Sofia, Pedro VASCONCELOS & Mónica TRÜNINGER (1996), “Notas sobre as Representações Sociais e o Habitus: esboço de uma análise comparada”, Psicologia XI(2/3): 139-158. 23. AMÂNDIO Sofia Lai (2014), “O fio constitutivo da sociologia empírica de Bernard Lahire”, Sociologia, Problemas e Práticas 76: 33-49. 24. LAHIRE Bernard (2003), “From the habitus to an individual heritage of dispositions. Towards a sociology at the level of the individual”, Poetics 31: 329–355. 25. WALDVOGEL Laura (2024), “Bernard Lahire, Les Structures fondamentales des sociétés humaines”, Frontière s [http://journals.openedition.org/frontieres/2785]. 26. FORMOSO Bernard (2024), “Bernard Lahire, Les Structures fondamentales des sociétés humaines”, L’Homme [http://journals.openedition.org/lhomme/50017]. 27. LAHIRE Bernard (2023), “Post-scriptum. La convergence des formules biologique, psychologique et sociologique”, in Les Structures fondamentales des sociétés humaines, Paris: La Découverte, 915-932.: