Currículo
Relações: Géneros, Famílias, Parentesco L5081
Contextos
Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta UC os alunos deverão ser capazes de: OA1. Adquirir uma visão histórica e conjuntural das abordagens sobre família e parentesco, as principais correntes teóricas e metodologias de investigação na antropologia; OA2. Apreender a diversidade e o significado vivido das relações de parentesco; OA3. Adquirir uma visão distanciada das relações familiares em que está envolvido, rompendo a "miragem de normalidade da realidade quotidiana; OA4. Compreender articuladamente a importância das relações familiares no âmbito das várias dimensões sociais (económica, política, simbólica, biológica, cultural, relacional); OA5. Garantir os conhecimentos sobre Parentesco, desde uma perspectiva que assegure a compreensão das abordagens contemporâneas sobre família, género, pessoa e emoções, que submeteram a noção de parentesco a uma forte crítica. OA6. Relacionar as problemáticas específicas dos estudos sobre família e parentesco com a Teoria Antropológica.
Programa
Esta UC fornecer conhecimento sobre: P1-uma perspectiva geral sobre as reflexões que a antropologia desenvolveu sobre a diversidade de relações de parentesco em diferentes sociedades P2-os debates teóricos sobre o tema, através de uma perspectiva crítica da história da antropologia P3-a história da reflexão antropológica sobre o parentesco desde a sua emergência (evolucionismo, funcionalismo e estruturalismo) aos seus debates contemporâneos P4-a relação dos estudos antropológicos clássicos do parentesco com as questões contemporâneas referentes aos novos modelos de organização familiar e de reprodução biológica P5-uma análise comparativa de contextos etnográficos e momentos históricos com o objectivo de desconstruir a ideia de universalidade subjacente à noção de parentesco e de família P6-o parentesco como resultado de forças e valores sociais, projectos familiares, categorias de género, que estão na base de constituição de relações familiares concretas.
Método de Avaliação
Os alunos podem fazer avaliação ao longo do semestre (uma assiduidade mínima de 80% das aulas) ou submeter-se ao exame final. Para a avaliação contínua serão usados os seguintes instrumentos: a) participação nas aulas - 10%; b) Dinamização de debate nas aulas sobre 1 tema/texto - 20%; c) 2 ensaios escritos: relatório de leitura de texto 30% Trabalho final sobre temática proposta pelo docente 40%. Obterão aprovação na UC os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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