Currículo

Laboratório de Pesquisa Observacional L6099

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Desenvolvimento de capacidades de observação, registo e interpretação da informação recolhida no âmbito da pesquisa; OA2. Contacto com terreno da investigação nos seus diversos contextos, abertos e fechados, formais e informais, próximos e desconhecidos; OA3. Identificação e regulação de situações de interação em diferentes contextos observacionais e perante interlocutores c/distintos; OA4. Aquisição de competências relacionais e capacidade de abordagem a pessoas e entidades relacionadas com os objetos de estudo; OA5. Estabelecimento de estratégias e condições de acesso a observáveis, através de procedimentos formais e da mobilização de relações informais e de interconhecimento; OA6. Domínio dos princípios deontológicos orientadores da conduta do/a sociólogo/a no contacto c/observáveis; OA7. Desenvolvimento de capacidades de estudo e pesquisa, trabalho em equipa, interpretação de textos e dados, relacionamento entre teoria e dados

Programa

CP1. Observação sociológica: O quê e como?; Como registar, analisar e interpretar? Observação orientada teoricamente; Conceitos observacionais; Familiarização e distanciamento; Observação emic e etic; CP2. Contextos de observação: Espaços abertos e fechados; Contextos formais e informais; Contextos organizacionais e não organizacionais; CP3. Interação observacional: Estabelecer contactos; Situações de interação e definição da situação; Processos de comunicação; Regulação da interação; Papéis e identidades na relação interativa. CP4. Acesso à observação: Estabelecer acesso; Estratégias de acesso; A importância do interconhecimento e das relações informais; Etapas e fronteiras. CP5. Registos de observação: Suportes de registo; Formas e instrumentos de registo; Guiões, grelhas e categorias de observação. CP6. Análise e interpretação: Tratamento dos registos observacionais; Análise sociológica das observações. CP7. Exercícios

Método de Avaliação

A avaliação é efetuada ao longo do semestre, implicando um mínimo de 2/3 de assiduidade às aulas lecionadas. A avaliação tem por base: A participação e presença ativa e regular nas aulas e o desenvolvimento das atividades nelas previstas (designadamente o planeamento do trabalho de observação e a apresentação e discussão dos resultados da observação); a apresentação de um texto; a elaboração de uma reflexão final individual sobre os conhecimentos adquiridos na UC. Ponderação dos diferentes elementos que contribuem para a avaliação: Assiduidade e participação nas atividades: 20% Apresentação de texto individual: 10% Relatório final individual: 20% Portfólio de grupo (conjunto dos exercícios de grupo): 50% Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, não está prevista a avaliação dos/as estudantes através de exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Beaud, S. e Weber, F. (2007 [1998]), Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro, Vozes; Burgess,R. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora; Costa, A. F. (1986), «A Pesquisa de Terreno em Sociologia», em J. M. Pinto e A. Santos Silva, Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento; Peretz, H. (2000), Métodos em Sociologia, Lisboa, Temas e Debates; Sieber, T. (2008), Ruas da cidade e sociabilidade pública: um olhar a partir de Lisboa?, em Graça Índias Cordeiro e Frédéric Vidal (org.) A rua. Espaço, tempo, sociabilidade, Lisboa, Livros Horizonte, 47-62; Velho, G. (1981), Observando o Familiar, em Individualismo e Cultura, Rio de Janeiro, Zahar; Velho, G. (1994), Unidade e Fragmentação em Sociedades Complexas? em Projeto e Metamorfose, Rio de Janeiro, Zahar; White, W. F. (2005), Sociedade de Esquina, Rio de Janeiro, Zahar.:

Secundária

  • Becker, Howard S. 1997 (1958) «Problemas de inferência e prova na observação participante» in Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais, São Paulo: Editora Hucitec, pp.47-64 Benavente, Ana, Costa, António Firmino da, Machado, Fernando Luís e Neves, Manuela Castro (1991), «Perspectivas e Métodos da Sociologia no Estudo dos Meios Sociais», em Do Outro Lado da Escola, Lisboa, Editorial Teorema Campenhoudt, Luc Van (2001), Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa, Gradiva Denzin, Norman K. (2000), Handbook of Qualitative Research, London, Sage Publications Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1992) «A aplicação de um inquérito» em O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta, pp.159-174 Goffman, Erving (1963), Behaviour in Public Places, New York, The Free Press Goffman, Erving (1999), Os Momentos e os seus Homens, Lisboa, Relógio d'Água Lee, Raymond M. (2002), Métodos não Interferentes em Pesquisa Social, Lisboa, Gradiva Hall, Edward T. (1986), A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d'Água Hall, Edward T. (1984), A Dança da Vida, Lisboa, Relógio d'Água Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS Pereira, Maria do Mar (2012), Fazendo Género no Recreio, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais Ruquoy, Danielle (1997), «Situação de entrevista e estratégia do entrevistador» em Luc Albarello et al, Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, pp. 84-116 Simões, José Alberto (2012), ?Investigando a rua através da internet (e vice-versa): considerações teórico-metodológicas sobre um itinerário etnográfico?, Análise Social, 205, XLVII, pp. 792-817 Smith, Dorothy E. (2005), Institutional Ethnography: A Sociology for People, Oxford, Altamira Press A.P.S., Associação Portuguesa de Sociologia, Código Deontológico, http://www.aps.ics.pt:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre