Currículo

Desenho 04122

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais, Edifícios e Construção Sustentável - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos gerais da UC são concretizados nos objectivos de aprendizagem seguintes: OA1 - Criar e melhorar capacidades de comunicação e compreensão visual; OA2 - Aumento da percepção espacial e geração de ideias; OA3 - Integração de novas tecnologias; OA4 - Fomentar a colaboração e aprendizagem interdisciplinar e transdisciplinar; OA5 - Interação entre o Desenho e a Fabricação

Programa

Os Conteúdos Programáticos da UC são os seguintes: CP1 - Fundamentos do desenho e técnicas para representar objectos; CP2 - Fundamentos de perspectiva e desenho de maior escala; CP3 - Desenho de campo e representação de espaço; CP4 - Introdução à modelação 3D com Rhinoceros; CP5 - Modelação de geometrias com Rhinoceros; CP6 - Fundamentos de Impressão 3D e trabalhar com impressoras; CP7 - Desenvolvimento de conceito e objecto/projecto final

Método de Avaliação

Devido ao carácter prático da UC, apenas existe avaliação ao longo do semestre e não há Exame. Na fase inicial do semestre, que compreende o desenho manual, serão avaliados os desenhos feitos em aula e os desenhos de campo iniciados em aula e melhorados ou finalizados fora do tempo de aula, com um peso de 25%. Existirá um teste com exercício de modelação 3D em Rhinoceros, com valor de 25% da nota. Haverá um terceiro momento de avaliação , em que os alunos deverão apresentar o projecto, assim como o modelo final criado em Rhinoceros c/ a impressão 3D do mesmo, com o valor de 50% da nota. O estudante não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum elemento de avaliação. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Não há exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Melendez, F. (2019). Drawing from the Model: Fundamentals of Digital Drawing, 3D Modeling, and Visual Programming in Architectural Design. Wiley. Ching, F. P. K., & Juroszek, S. P. (2010). Design Drawing. Wiley. Ching, F. P. K. (2015). Architectural Graphics. Wiley. Barber, B. (2010). The Fundamentals of Drawing. London: Arcturus. Belardi, P., & Nowak, Z. (2014). Why Architects Still Draw. Cambridge: The MIT Press. Cunha, L. V. (2002). Desenho Técnico. Lisboa: Gulbenkian. D'Amelio, J. (2004). Perspective Drawing Handbook. New York: Dover Publications. Jha, S. (2019). Rhinoceros 3D Exercises: 200 3D Practice Exercises for Rhinoceros 3D and Other Feature-Based 3D Modeling Software. Kloski, L., & Kloski, N. (2021). Getting Started with 3D Printing: A Hands-on Guide to the Hardware, Software, and Services That Make the 3D Printing Ecosystem (2nd ed.). Make Community. Norling, E. R. (1999). Perspective Made Easy.:

Secundária

  • Robbins, E. (1994). Why Architects Draw (Architects - Interviews). Massachusetts: The MIT Press. Cabezas, L., & Ortega, L. F. (2001). Análisis Gráfico y Representación Geométrica. Barcelona: Adiciones Universitat de Barcelona. Sale, T., & Betti, C. (2004). Drawing: A Contemporary Approach. Belmont: Wadsworth Group/Thompson Learning.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre