Currículo
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios II 04384
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais, Edifícios e Construção Sustentável - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sistemas e Processos de Construção II decorre em simultâneo com Modelação BIM II, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processos construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção II são representados em Modelação Building Information Modelling II. Os Objetivos de Aprendizagem específicos são os seguintes: OA1. Compreender e conceber de forma integrada - espaço, estrutura, sistema construtivo, divisórias, fachadas, redes - os edifícios altos, incluindo a segurança anti-sísmica, incêndio, acessibilidade, sistemas para conforto higrotérmico e qualidade do ar interior e restantes redes prediais, incluindo relação com o exterior. OA2. Conhecer os métodos de escavação e aterro e os sistemas de contenção de terras para todo o tipo de obras. OA3. Conhecer obras de infraestruturas, funcionamento funcional e estrutural e métodos construtivos.
Programa
Os Conteúdos Programáticos da UC são os seguintes: CP1. Conceção de edifícios altos com estrutura em betão, aço, madeira e mistos: segurança sísmica, incêndio e principal legislação. CP2. Sistemas de construção secundários: Tetos falsos; Pavimentos elevados; Vãos exteriores e interiores; Escadas; Sistemas de elevação mecânicos. CP3. Redes prediais: Sistemas de AVAC e de Extração de fumos e gases. Abastecimento de águas; Drenagem de águas residuais; Instalações elétricas; Distribuição de gás; Telecomunicações e domótica; Segurança contra incêndio. CP4. Métodos de escavação, aterro e de suporte de terras e as soluções de fundação comuns. CP5. Estradas, Pontes e Viadutos, Obras enterradas e Hidráulicas, Estruturas especiais.
Método de Avaliação
Devido ao seu caráter prático e baseado em projeto, a avaliação ocorre ao longo do semestre e consiste em duas componentes: 1 - Teste (25%). 2 - Participação nas aulas, avaliada através da assiduidade e da entrega dos trabalhos de casa (15%). 3 - Projeto individual desenvolvido ao longo do semestre utilizando uma metodologia colaborativa, realizado em conjunto com a UC Modelação de Informação da Construção II (60%). Este projeto inclui uma discussão final, que acontece na última semana de aulas. Para aprovação, o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 em nenhum dos componentes de avaliação. É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A participação nas visitas a obras é obrigatória. Não há exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Shen, J., et al. (2021). Design of Steel Structures. McGraw Hill. ISBN 978-1260452334. Santos, J., & Calado, L. (2010). Estruturas Mistas de Aço e Betão. IST. ISBN 9789728469849. Silvestre, N., et al. (2013). Manual de Conceção de Estruturas e Edifícios em LSF - Light Steel Framing. CMM. ISBN 9789899560581. Simões, R. (2014). Manual de Dimensionamento de Estruturas Metálicas. Associação Portuguesa de Construções Metálicas e Mistas. ISBN 9789899560598. Aghayera, A., & Vigil, J. (2019). Structural Wood Design: ASD/LRFD. CRC Press. ISBN 978-0367875626. Cachim, P. (2014). Construção em Madeira. Publindustria. ISBN 9789897230523. Beemer, W. (2016). Learn to Timber Frame: Craftsmanship, Simplicity, Timeless Beauty. Storey Publishing. ISBN 9781612126685. Negrão, J., & Faria, A. (2009). Projecto de Estruturas de Madeira. Publindustria. ISBN 9789728953362.:
Secundária
- Allen, E. (2005). How Buildings Work: The Natural Order of Architecture (3rd ed.). Oxford University Press. Watts, A. (2016). Modern Construction Handbook (4th ed.). Birkhäuser, Basel. Hegger, M., et al. (2006). Construction Materials Manual. Birkhäuser, Edition Detail. Fleming, E. (2005). Construction Technology: An Illustrated Introduction. Blackwell. Ching, F. D. K. (2014). European Building Construction Illustrated. Ching, F. D. K., Onouye, B. S., & Zuberbuhler, D. (2013). Building Structures Illustrated.: