Currículo

Coordenação BIM 04118

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais, Edifícios e Construção Sustentável - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Aplicar os conceitos fundamentais de gestão da informação em contexto BIM, com ênfase no paradigma openBIM e na aplicação das normas e standards em vigor. OA2. Coordenar modelos BIM multidisciplinares, promovendo a interoperabilidade, a deteção de conflitos e a integração entre diferentes especialidades. OA3. Extrair e analisar mapas de quantidades e trabalhos a partir de modelos BIM, assegurando a fiabilidade da informação em fase de projeto.

Programa

Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Normas, métodos e protocolos aplicáveis à gestão da informação em BIM, com destaque para a norma ISO 19650 e filosofia openBIM. CP2. Definição e estruturação de requisitos de troca de informação (Exchange Information Requirements – EIR). CP3. Elaboração e análise de Planos de Execução BIM (BEP), com base nas orientações da buildingSMART e da NP EN ISO 19650-2. CP4. Coordenação espacial entre especialidades com recurso a ferramentas de clash detection e análise de modelos federados. CP5. Aplicação de sistemas de classificação na estruturação da informação do modelo e na sua articulação com processos de gestão de obra. CP6. Extração de medições e quantidades a partir de modelos BIM.

Método de Avaliação

A avaliação ocorre ao longo do semestre e combina dois instrumentos que asseguram a consolidação dos conhecimentos teóricos e a aplicação prática das competências: - Teste individual (30%): realizado na data de exame da 1.ª fase, com componente teórica e prática. A parte teórica avalia a compreensão dos conceitos e metodologias. Na componente prática o aluno resolve exercícios aplicados em computador, para aferir a capacidade de aplicar os conhecimentos. - Projeto (70%): desenvolvido ao longo do semestre, consiste na aplicação prática dos conhecimentos em contextos que simulam situações reais da prática profissional, sendo sujeitos a discussão final. Dada a natureza prática da unidade curricular e o modelo de avaliação contínua adotado, não há exame final. Para a aprovação na unidade curricular, é necessário: • Obter pelo menos 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação; • Assiduidade mínima a 2/3 das aulas. A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) é permitida na realização dos projetos e exercícios, desde que o seu uso seja devidamente identificado. O uso da IA não isenta o estudante da responsabilidade integral pelo conteúdo produzido. Poderá ser realizada avaliação oral complementar a qualquer método de avaliação ou para validação da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • NP EN ISO 19650-1&2:2025. Organização e digitalização da informação em edifícios e obras de engenharia civil, incluindo modelação de informação da construção (BIM) – Gestão da informação através da modelação de informação da construção BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291 HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426 BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN 9783319928623 SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN 9781119287537:

Secundária

  • .:

Disciplinas de Execução