Currículo

Edifícios e Construção Sustentáveis 04116

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais, Edifícios e Construção Sustentável - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar e descrever a relação entre a construção, as fronteiras planetárias e os desafios da sociedade contemporânea. OA2. Os desafios da sustentabilidade na construção: energia operacional, materiais e carbono incorporado. OA3. Calcular e avaliar o impacto da construção de acordo com a metodologia LEVELS.

Programa

Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Sistemas complexos sustentáveis: Atividade humana e impactes ambientais/sociais; ODS. CP2. Energia: Energia em edifícios; Eficiência energética; Energia renovável; NZEB. CP3. Recursos, resíduos e emissões: Ciclo de vida da construção; Princípios de circularidade em arquitectura; Ciclo de vida de materiais e soluções construtivas. CP4. A metodologia LEVELS.

Método de Avaliação

Avaliação periódica obrigatória: - Teste individual (nota mínima 8,0/20; 40%); - Trabalho de prática projetual colaborativa (em grupo) para a avaliação de impacto de um projeto, de acordo com os princípios da metodologia LEVELS (60%). A assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas. Exame final para estudantes que não obtenham aprovação na avaliação periódica.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • EC, Level(s). Level(s) - European framework for sustainable buildings, https://ec.europa.eu/environment/levels_en. Future Built (2019). Future Built - 10 years. https://www.futurebuilt.no/. Raworth, K., (2012). A Safe and Just Space for Humanity - Can we live within the doughnut?, Oxford: Oxfam Discussion Papers. Neila Gonzalez, F. (2004). Arquitectura bioclimatica en un entorno sostenible. Madrid: Editorial Munillaleria, ISBN 9788489150645. Kwok, A., & Grondzik, W. (2011). The Green Studio Handbook. Oxford: Elsevier Press, ISBN 978-0080890524. Du Plessis, C., & Brandon, P. (2015). An ecological worldview as basis for a regenerative sustainability paradigm for the built environment Journal of Cleaner Production, 109, 53-61, 2015. RIBA (2019). Sustainable Outcomes Guide, RIBA. Cheshire, D. (2016), Building Revolutions - Applying the Circular Economy to the Built Environment, 1st Edition, Routledge, IBN 9781859466452. :

Secundária

  • Heisel, F. et al. (2022), Building Better - Less - Different: Circular Construction and Circular Economy, Birkhäuser; 1st edition, ISBN ‎ 978-3035621099 Amado, M., Pinto, A. R., Alcafache, A. M., & Ramalhete, I. (2016) Construção Sustentável - Conceito e Prática. Lisboa: Caleidoscópio. Pinheiro, M. D. (2006) Ambiente e Construção Sustentável. Amadora: Instituto do Ambiente Kibert, C.J, (2016), Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery, Wiley; 4th edition, ISBN ‎ 978-1119055174. Zhang, X., Skitmore, M., Jong, M. D., Huisingh, D., & Gray, M. (2015). Journal of Cleaner Production, 109, 1-10. Torgal, K., & Petrescu, D. (2015). Architecture and Resilience on the Human Scale, 11-21. Sheffield: The School of Architecture University of Sheffield. de Sousa, H. (2019), ""Digitalização dos Produtos de Construção - Sustentabilidade, Eficiência e Circularidade do Setor"", Materiais de construção. :

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre