Currículo
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais de Construção I 04355
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais, Edifícios e Construção Sustentável - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Após conclusão da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Avaliar necessidades e oportunidades de melhoria na digitalização dos processos de projeto, construção e operação no setor AECO, utilizando ferramentas e técnicas de análise apropriadas. OA2. Conceber um projeto tecnológico inovador que responda a desafios reais da construção sustentável, promovendo impacto positivo na eficiência, sustentabilidade ou colaboração no setor. OA3. Desenvolver e testar soluções integrando pelo menos uma tecnologia digital (ex.: BIM, sensores, plataformas colaborativas, automação) e uma dimensão organizacional (ex.: planeamento, monitorização, comunicação, segurança). OA4. Aplicar metodologias de gestão de projetos desde a definição do problema até à implementação e avaliação da solução, assegurando a sua viabilidade técnica, operacional e ambiental.
Programa
Os Conteúdos programáticos da UC são os seguintes: CP1. Fundamentos de gestão de projetos em contextos de construção digital: modelos ágeis e tradicionais. CP2. Diagnóstico de necessidades e oportunidades de melhoria em organizações do setor AECO. CP3. Técnicas de levantamento e análise de requisitos funcionais e técnicos. CP4. Revisão sistemática da literatura e benchmarking de soluções digitais aplicadas à construção sustentável. CP5. Tecnologias digitais aplicadas: BIM, sensores, plataformas colaborativas, automação e integração de dados. CP6. Desenvolvimento e teste de soluções tecnológicas integrando processos técnicos e organizacionais. CP7. Elaboração de documentação técnica, relatórios de projeto e apresentação pública de resultados.
Método de Avaliação
A avaliação assenta no desenvolvimento progressivo de um projeto aplicado, orientado para a identificação e resolução de problemas reais do setor da construção, com recurso a tecnologias digitais e metodologias de gestão de projeto. A avaliação é distribuída ao longo do semestre, com base em três componentes principais: 1 - Diagnóstico e Planeamento (30%) – Inclui a identificação de necessidades e oportunidades de melhoria numa organização, o levantamento de requisitos e a definição da abordagem metodológica. Esta fase avalia as competências de análise crítica e planeamento (OA1, OA4). 2 - Desenvolvimento e Teste da Solução (40%) – Consiste no desenvolvimento e teste de uma solução digital que integre uma componente tecnológica e uma dimensão organizacional. Esta fase avalia a capacidade de conceção e implementação de soluções relevantes e sustentáveis (OA2, OA3). 3 - Apresentação e Discussão Final (30%) – A apresentação oral e a entrega de documentação técnica permitem avaliar a clareza na comunicação dos resultados, a coerência do projeto, e a validação da participação individual (OA4). A discussão oral pode incluir uma reflexão crítica sobre o impacto da solução proposta e oportunidades futuras. A avaliação contempla feedback contínuo ao longo das diferentes fases, promovendo a melhoria progressiva do projeto e a autorregulação da aprendizagem. O uso de ferramentas de Inteligência Artificial é permitido, desde que claramente identificado, indicando as ferramentas utilizadas, o tipo de apoio recebido e os limites da sua aplicação. A responsabilidade sobre o conteúdo apresentado é inteiramente do estudante. Não existe exame final. Para obter aprovação, o estudante deverá: - Obter pelo menos 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação; - Cumprir com a assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Borrmann, A. (Ed.). (2018). Building Information Modeling: Technology foundations and industry practice. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-92862-3 (ISBN 9783319928623) Elsevier B.V. (Ed.). (1992–present). Automation in Construction. ISSN 0926. Netherlands. Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking transforms organizations and inspires innovation. HarperCollins. Fitzpatrick, R. (2013). The Mom Test: How to talk to customers & learn if your business is a good idea when everyone is lying to you. CreateSpace Independent Publishing Platform. (ISBN 9781492180746) Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days. Simon & Schuster. Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2020). The design thinking toolbox: A guide to master the most popular innovation methods. Wiley. (ISBN 9781119629191):
 
Secundária
- Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente. Ries, E. (2017). The Lean Startup: How today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses (chapters 3–4). Penguin Group. Project Management Institute. (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) (6th ed.). Project Management Institute. Rigby, D. K., Elk, S., & Berez, S. (2020). Doing agile right: Transformation without chaos. Harvard Business Review Press. Scrum Institute. (2020). The Kanban Framework (3rd ed.). International Scrum Institute. Retrieved from https://www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Scrum Institute. (2020). The Scrum Framework (3rd ed.). International Scrum Institute. Retrieved from https://www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Sutherland, J., & Sutherland, J. J. (2014). Scrum: The art of doing twice the work in half the time. Crown Business. Gwaldis, M. (2019). How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart. SHI Blog. Retrieved from https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/: