Currículo
Geometria e Estatística Aplicada à Educação 04934
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
"No final da UC pretende-se que os estudantes: OA1: Adquiram os conceitos essenciais de geometria e estatística que apoiam a aplicação de tecnologias digitais educativas. OA2: Desenvolvam capacidades de raciocínio lógico e clareza de linguagem matemática e estatística científica no contexto educacional. OA3: Apliquem conhecimentos através de representações numéricas e gráficas para facilitar a compreensão de conceitos abstratos e sua aplicação em situações da vida real. OA4: Resolvam problemas geométricos e estatísticos, e outras atividades práticas, em temas relacionados com a educação. OA5: Utilizem ferramentas geométricas e estatísticas como suporte para a interpretação de fenómenos e para a tomada de decisões."
Programa
"CP1: Pontos e vetores no plano e no espaço CP2: Distância entre pontos e de um ponto a uma reta. Secções planas e superfície esférica. Medidas CP3: Vetores e operações. Produto interno. Propriedades dos vetores. Paralelismo e perpendicularidade de vetores CP4: Vetor diretor e equação da reta CP5: Produto vetorial. Vetor normal a um plano e equações do plano CP6: Variáveis quantitativas e qualitativas em estatística. Dados agrupados em classes CP7: Frequências relativa e absoluta. Medidas de localização. Medidas de dispersão CP8: Amostragem: noções básicas CP9: Coeficientes de correlação e Reta de Regressão"
Método de Avaliação
"Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes: - Avaliação ao longo do semestre: Um teste de avaliação (30%) realizado ao longo do semestre + exercícios semanais (10%) + teste final (TF) realizado na data da 1ª época (60%). O primeiro teste de avaliação tem nota mínima de 7.0 valores. O teste final (TF) tem nota mínima de 7.0 valores. Para que o aluno possa optar por avaliação ao longo do semestre, é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. ou - Avaliação por Exame (100%)."
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- " Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada - Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman. Reis, E., Andrade, R., Calapez, T. e Melo, P. (2015). Estatística Aplicada, vol.1 (6a Ed.), Edições Silabo Krishnan, V. (2015). Probability and Random Processes, Wiley. Hanselman, D., Littlefield B. and MathWorks Inc. (1997). The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall Silvestre, A. L. (2007). Análise de Dados e Estatística Descritiva. Lisboa: Escolar Editora Scientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team. Curto, J. D. (2021). Estatística com R: Aprenda Fazendo, ISBN-13979-8531511492." : . .
Secundária
- Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian. : . .