Currículo
Metodologias de Ensino e Aprendizagem 04300
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Distinguir métodos de ensino direto e indireto OA2. Desenhar objetivos de aprendizagem a partir do conteúdo e dos resultados desejados OA3. Definir metas e resultados de aprendizagem a partir de grandes questões OA4. Identificar evidências de aprendizagem OA5. Implementar estratégias de aprendizagem ativa e combinada OA6. Aplicar métodos de observação de sala de aula OA7. Categorizar tipos de feedback OA8. Criar e adaptar estratégias de ensino tendo em conta diferentes necessidades individuais e coletivas dos alunos
Programa
CP1. Introdução aos métodos de ensino direto e indireto CP2. Objetivos de aprendizagem CP3. Metas e resultados de aprendizagem CP4. Evidências de aprendizagem CP5. Aprendizagem ativa CP6. Articulação de estratégias de ensino CP7. Métodos de observação de sala de aula CP8. Feedback CP9. Organização do processo de ensino-aprendizagem
Método de Avaliação
1ª Época: O estudante no início do semestre escolhe se quer ser avaliado na modalidade avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. Avaliação ao Longo do Semestre: Tarefas (5%) com nota mínima de 9,5, Relatório com Estudo de Caso (60%), com nota mínima 9,5, e Frequência (35%), com nota mínima 8,5 Avaliação por Exame: Exame (100%), com nota mínima 9,5 2ª Época: Exame (100%), com nota mínima 9,5 Época Especial: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cosme, A., Lima, L., Ferreira, D., & Ferreira, N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora. Belland, B. (2017). Instructional Scaffolding in STEM Education. Strategies and Efficacy Evidence. New York:Springer Hattie, J. (2017). Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Penso Editora. Hattie, J. (2023). Visible learning: The sequel: A synthesis of over 2,100 meta-analyses relating to achievement. Taylor & Francis.:
Secundária
- Van Merrienboer, J. J., & Sweller, J. (2005). Cognitive load theory and complex learning: Recent developments and future directions. Educational psychology review, 17, 147-177.: