Currículo
Recursos Digitais Estáticos 04370
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 - Entender conceitos básicos de composição, estrutura e construção da forma gráfica. OA2 - Entender as diferenças entre imagem vetorial e imagem bitmap. OA3 - Dominar regras básicas de comunicação gráfica. OA4 - Dominar técnicas e ferramentas para produção de imagem gráfica vetorial. OA5 - Dominar técnicas e ferramentas para produção de imagem bitmap. OA6 - Ser capaz de criar, tratar ou manipular uma imagem gráfica. OA7 - Dominar técnicas de formatação de texto. OA8 - Ser capaz de combinar imagem e texto, com vista à criação de um elemento gráfico. OA9 - Dominar técnicas de construção de narrativa gráfica. OA10 - Conhecer e saber aplicar diferentes formatos, na exportação de elementos gráficos. OA11 - Dominar conceitos básicos de webdesign e publicação de imagens online.
Programa
CP1. Composição, estrutura e construção da forma gráfica. CP2. Desenho Vetorial: - Princípios e conceitos; - Ferramentas e técnicas de desenho; - Formatação de texto. Princípios de composição e rigor tipográfico; - Construção e uso de grelhas; - Uso de elementos vetoriais. CP3. Pintura Bitmap: - Noções e conceitos básicos (pixel); - Dimensão, resolução e compressão de imagem; - Modos de Imagem - Uso e domínio dos canais de cor; - Ferramentas e técnicas de pintura e desenho; - Criação, manipulação e tratamento de imagem; - Criação de imagens sintéticas e de simulação; - Composição de texto (Texto Bitmap vs Texto Vectorial). CP4. Criação de Recursos Educativos Digitais estáticos: - Composição da narrativa gráfica em contexto educativo e formativo: relação entre conceito, imagem, texto e suporte; - Elementos gráficos em intervenções educativas.
Método de Avaliação
A avaliação será contínua, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 15% envolvimento nas atividades + 5% assiduidade.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Wood, B. (2020). Adobe Illustrator: Classroom In A Book. Adobe. Wilson, D.; Lourekas, P.; Schwartz, R. (2016). Learn Adobe Illustrator For Graphic Design And Illustration. Usa: Peachpit Press. Lawton, R. (2016). Teach Yourself Photoshop. Bath, Uk: Future. Graver, A.; Jura, B. (2012). Best Practices For Graphic Designers: Grids And Page Layouts. Beverly, Ma: Rockport Publishers. Faulkner, A.; Chavez, C.; Wood, B. (2017). Learning Graphic Design And Illustration. Ny, Ny: Pearson Education. Faulkner, A.; Chavez, C. (2020). Adobe Photoshop: Classroom In A Book. Adobe. Elmansy, R. (2013). Illustrator Foundations: The Art Of Vector Graphics And Design In Illustrator. Ny, Ny: Focal Press. Bailey, E. (2015) Photoshop: 20 Photo Editing Techniques Every Photoshop Beginner Should Know. Edward Bailey, 2015. Armstrong, H. (2009). Graphic Design Theory: Readings From The Field. Ny, Ny: Princeton Architectural Press. :
Secundária
- Hembree, R. (2011). The Complete Graphic Designer: A Guide To Understanding Graphics And Visual Communication. Beverly, Ma: Rockport Publishers. Poulin, R. (2011). The Language Of Graphic Design: An Illustrated Handbook For Understanding Fundamental Design Principles. Beverly, Ma: Rockport Publishers. Pender, K. (1998). Digital Colour In Graphic Design. Woburn, Ma: Focal Press. Bierut, M. (2015). How To Use Graphic Design To Sell Things, Explain Things, Make Things Look Better, Make People Laugh, Make People Cry, And (Every Once In A While) Change The World. London, Uk: Thames And Hudson. :