Currículo
Gestão da Formação 04386
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC Gestão da Formação adotará um método de ensino centrado no estudante através da aprendizagem baseada em projetos, combinada com a aprendizagem baseada em tarefas individuais. Na concretização do trabalho em grupo promovem-se competências de nível superior, tais como analisar, criar e avaliar um projeto de formação digital. No final da UC, o estudante será capaz de: OA1: Caracterizar diferentes tipos, modalidades e produtos de formação OA2: Identificar sistemas de qualificações e quadros de competências OA3: Realizar um diagnóstico de necessidades formativas OA4: Conceber um programa de formação com base no diagnóstico de necessidades de uma organização ou mercado OA5: Elaborar instrumentos técnicos e pedagógicos para a dinamização de formação OA6: Produzir conteúdos digitais para a formação OA7: Planear, executar e avaliar a formação
Programa
P1: Conceitos, Tipos e Modalidades de Formação P2: Formação Digital: Ferramentas e Plataformas P3: Sistemas de Qualificações e Quadros de Competências P4: O Ciclo da Formação P5: Acreditação da Formação: Normas e Certificação
Método de Avaliação
A1: Tarefas individuais ao longo do semestre, respondendo aos critérios definidos pelo docente, tem o peso de 20% da nota final, com nota a mínima de 7,5 valores. A2: Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do ISCTE, que inclui um relatório justificativo de todas as fases do ciclo da formação. O Projeto de Gestão da Formação a desenvolver em grupo tem o peso de 60% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A discussão individual do projeto na 1.ª época de avaliação tem o peso de 20%, com nota mínima de 7,5 valores. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. 2.ª Época e Época Especial: Projeto individual (60%) e respetiva discussão (40%), com nota mínima de 7,5 valores em cada componente. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Affleck, M., People Learning and Development - Transforming people and organizations through learning, 2021, Kwantlen Polytechnic University, Surrey, BC, Canada., https://kpu.pressbooks.pub/peoplelearningdevelopment/ Dias, A. e Rocha, A., Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador), 2018, IEFP e TecMinho, Lisboa, http://www.panoramaelearning.pt/wp-content/uploads/2020/10/Referencial-FPCFaD.pdf Kirkpatrick, Donald L., Kirkpatrick, James D., Evaluating training programs: the four levels (3rd ed), 2006, San Francisco : Berrett-Koehler, Muramatsu, B. and Ludgate, H. Authors and Contributors: Adams Becker, S., Caswell, T., Jensen, M., Ulrich, G., and Wray, E., Online Course Design Guide, 2014, Cambridge, Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, https://dltoolkit.mit.edu/online-course-design-guide:
Secundária
- European Commission, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, Key competences for lifelong learning, 2019, Publications Office, https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540 Vuorikari, R., Kluzer, S. and Punie, Y., DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens, 2022, EUR 31006 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, ISBN 978-92-76-48882-8, doi:10.2760/115376, JRC128415, https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128415 Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Guia da Certificação de Entidades Formadoras Sistema e Requisitos de Certificação, 2017, Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Direcção de Serviços de Qualidade e Acreditação. Learning and Development: A Comprehensive Guide, AIHR https://www.aihr.com/blog/learning-and-development/: