Currículo
Psicologia da Aprendizagem 04367
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Conhecer os principais conceitos relacionados com a Psicologia da Aprendizagem; OA2: Compreender os principais processos psicológicos associados ao sucesso escolar bem como às dificuldades na aprendizagem; OA3: Analisar o processo de ensino-aprendizagem à luz de propostas teóricas da Psicologia da Aprendizagem; OA4: Explorar o contexto escolar como campo de intervenção primordial da Psicologia da Aprendizagem.
Programa
PC1: Introdução à Psicologia da Aprendizagem PC2: Conceitos da Psicologia da Aprendizagem e objeto de estudo PC3: Principais teorias da Psicologia da Aprendizagem: (Comportamentalismo, Cognitivismo, Humanismo, Socio-construtivismo e Conetivismo) PC4: Concepções de memória na aprendizagem PC5: Aplicações da memória nas práticas educativas PC6: Conceito de motivação PC7: Orientação motivacional dos estudantes para a aprendizagem PC8: Estratégias de promoção da motivação para a aprendizagem PC9: Estratégias de aprendizagem em contexto escolar PC10: Dificuldades de aprendizagem PC11: Psicologia da Aprendizagem e o Bullying
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: Participação individual na aula - ponderação de 10%, sendo exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Realização de 4 minitestes (um no final de cada módulo), sendo que cada miniteste representa 10% da nota final, e tem a nota mínima de 7,5 valores cada. Realização de um trabalho de grupo, representando 50% da nota final, com nota mínima de 8 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. Avaliação por exame (1.ª Época em caso de escolha do estudante, 2.ª Época e Época Especial) - ponderação de 100%, nota mínima igual ou superior a 9,5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Diana Dias, Psicologia da Aprendizagem: Paradigmas, Motivação e Dificuldades., 2018, Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem: Paradigmas, Motivação e Dificuldades. Lisboa: Edições Sílabo., Gleitman, H., Fridlund, A. & Reisberg, D. (2003). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Klein, S. B. (2012). Learning: Principles and applications (6th Ed.). London: Sage Miranda, G. & Bahia, S. (Org.) (2005). Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D'Água Editores.: