Currículo

Recursos Digitais Dinâmicos 04369

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 - Dominar técnicas básicas de produção de guião. OA2 - Ser capaz de produzir um storyboard. OA3 - Saber organizar informação com vista à produção audiovisual (fotografia e vídeo). OA4 - Dominar técnicas básicas de captação de imagem. OA5 - Dominar várias técnicas e ferramentas para produzir animação e motion design. OA6 - Ser capaz de produzir sequências animadas e narrativas visuais. OA7 - Desenvolver noções básicas de captação de som. OA8 - Dominar técnicas de edição de vídeo. OA9 - Saber exportar e publicar conteúdos animados em diferentes formatos e medias.

Programa

CP1. Introdução a técnicas e tecnologias de animação e motion design. CP2. Princípios básicos e conceitos da animação - Timeline - FPS - Keyframes - Curvas de animação - Modelação e rigging (animação 3D) CP3. Criação de sequências animadas CP4. Narrativas visuais CP5. Ficheiros vetoriais CP6. Pré-composições CP7. Máscaras CP8. Motion Tracking CP9. Renderização CP10. Princípios básicos de captação de som, edição de vídeo e exportação

Método de Avaliação

A avaliação será contínua, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 10% envolvimento nas atividades + 10% progressão.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Williams, R. (2012). The animator's survival kit: a manual of methods, principles and formulas for classical, computer, games, stop motion and internet animators. Macmillan. Roberts, S. (2011). Introduction to Animation Working Practice, Waltham, MA, Focal Press Meyer, C. & Meyer, T. (2010). Creating Motion Graphics with After Effects: Essential and Advanced Techniques, Version CS5. Meyer, C. & Meyer, T. (2016). After Effects Apprentice: Real World Skills for the Aspiring Motion Graphic Artist, NY, Routledge Love, C. (2018). Video Ideas, London, Penguin Random House King, R. (2019). 3D Animation for the Raw Beginner Using Autodesk Maya, Boca Raton, FL, CRC Press Green, T. & Labrecque, J. (2017). Beginning Adobe Animate, NY, Springer Drate, S., Robbins, D., Salavetz, S., e Salavetz, J. (2006). Motion by Design. Laurence King Publishing. Blain, J. (2016). The Complete Guide to Blender Graphics, Boca Raton, FL, CRC Press:

Secundária

  • Woolman, M. (2004). Motion Design, Moving Graphics for Television, MusicVídeo, Cinema, and Digital Interfaces, London, Rotovision Küsters, C. & King, E. (2003). Restart: New Systems in Graphic Design, Hong Kong, Thames & Hudson. Harvey, B. (2008). How to Make Your Own Video or Short Film, Oxford, How To Books:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre