Currículo
Ambientes Virtuais de Aprendizagem 04309
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ao completar esta UC com sucesso, o estudante será capaz de: OA1. Avaliar e selecionar plataformas de gestão e distribuição de cursos e conteúdos de educação e formação; OA2. Instalar, configurar, personalizar e administrar plataformas de gestão de conteúdos OA3. Produzir conteúdos de aprendizagem para cursos e formações à distância OA4. Planear e executar o design de cursos à distância nas componentes pedagógicas e técnicas OA5. Estruturar, construir e implementar cursos em plataformas de gestão de conteúdos/aprendizagem
Programa
CP1. Caracterização e seleção de plataformas de gestão e distribuição de conteúdos de aprendizagem - Learning Management Systems (LMS) - Content Management Systems (CMS) - Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) CP2. Utilização de plataformas LMS - Instalação - Configuração - Administração - Personalização - Criação e gestão de conteúdos CP3. Desenvolvimento de cursos para ensino à distância - Design pedagógico - Modelos de design da instrução - Planeamento e conceção de atividades, recursos de aprendizagem e de avaliação CP4. Produção e avaliação de e-conteúdos: contexto, conteúdo, funcionalidade e pertinência
Método de Avaliação
Os estudantes são avaliados a 100% por projeto, que inclui um relatório justificativo de todas as fases, nos seguintes moldes: 1.ª Época: Projeto de Grupo (70%) composto pelas fases: a) Configuração e personalização de LMS (35%); b) Design e construção de um curso online (35%); c) Produção de um e-conteúdo (30%); Discussão individual na 1.ª época de avaliação (30%). Para cada fase do projeto é exigida uma nota mínima de 7,5 valores, assim como para a discussão final. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores para aprovação na UC. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. 2.ª Época e Época Especial: Projeto individual (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Kasim, N. N. M., & Khalid, F. (2016). Choosing the Right Learning Management System (LMS) for the Higher Education Institution Context: A Systematic Review. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 11(6). Dillenbourg, P. (2000). Virtual learning environments. Proceedings of EUN Conference 2000, Learning in the New Millennium: Building New Education Strategies for Schools. Workshop on Virtual Learning Environments. Geneva. Nash, S. & Rice, W. (2018). Moodle 3 E-Learning Course Development - Fourth Edition. Birmingham: Packt Publishing Bates, A. W. (2022). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning (3rd ed.). Tony Bates Associates Ltd. https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev3m/ Clark, R. C., & Mayer, R. E. (2016). E-learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. New Jersey: John Wiley & Sons.:
Secundária
- Krouska, A., Troussas, C., & Virvou, M. (2017). Comparing LMS and CMS platforms supporting social e-learning in higher education. In 2017 8th International Conference on Information, Intelligence, Systems & Applications (IISA) (pp. 1-6). IEEE. Malasri, S. (2000). The McGraw-Hill Handbook of Distance Learning. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, 126(1), 41-42. Denmeade, N. (2015). Gamification with Moodle. Birmingham: Packt Publishing Buchener, A. (2016). Moodle 3 Administration - Third Edition: An administrator's guide to confi guring, securing, customizing, and extending Moodle 3rd Edition. Birmingham: Packt Publishing Nash, S. (2018). Moodle Course Design Best Practices - Second Edition. Birmingham: Packt Publishing High Quality Online Courses: Subtitle: How to Improve Course Design & Delivery for your Post-Secondary Learners, by University of Waterloo; Queen's University; University of Toronto; and Conestoga College, CC-BY-NC-SA 4.0 https://ecampusontario.pressbooks.pub/hqoc: