Currículo
Desenvolvimento Curricular 04320
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de: OA1. Definir currículo e as dimensões associadas; OA2. Enquadrar narrativas nas diferentes teorias sobre o currículo; OA3. Compreender o papel dos agentes e estruturas do currículo; OA4. Descrever modelos de desenvolvimento curricular; OA5. Aplicar os princípios dos modelos de desenvolvimento curricular e de gestão curricular; OA6. Propor medidas de inovação curricular; OA7. Planear estratégias de avaliação curricular; OA8. Analisar situações práticas de planeamento curricular em diferentes contextos; OA9. Planear uma investigação no contexto do desenvolvimento curricular; OA10. Desenhar e aplicar instrumentos de recolha de dados de natureza qualitativa (entrevista semiestruturada).
Programa
CP1. Fundamentos teóricos sobre o currículo - O que é o currículo; - Dimensões associadas ao currículo; - Teorias curriculares; - Agentes e estruturas: do local ao global. CP2. Desenvolvimento Curricular - O que é o Desenvolvimento Curricular? - Gestão curricular; - Modelos de desenvolvimento curricular; - Inovação curricular; - Avaliação Curricular (objetivos e objetos de avaliação, interna/externa/mista, métodos e técnicas de avaliação). CP3. Planeamento Curricular em Educação e Formação - Ensino básico e secundário; - Ensino profissional; - Ensino superior.
Método de Avaliação
Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação ao longo do semestre ou exame final. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre (1ªépoca) os estudantes: - 2 testes (40%), com nota mínima de 8,5; - realizam um trabalho de investigação em grupo durante o semestre (60%). Na modalidade de exame final (disponível para a 1ª e 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Chaplowe, S.G. & Cousins, J.B. (2017). Monitoring and Evaluation Training: A Systematic Approach. Thousand Oaks: Sage. Duarte, P. (2021). Pensar o desenvolvimento curricular: uma reflexão centrada no ensino. Porto: Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação. Acessível em https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/19104 Formosinho, J. & Pascal, C. (2016). Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood. Londres: Routledge. Roldão, M., & Almeida, S. (2018). Gestão Curricular – Para a autonomia das escolas e professores. Direção-Geral da Educação.: