Currículo

Comunicação e Aprendizagem Multimédia 04510

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes da UC devem ser capazes de: OA1. Descrever o papel do sistema mnemónico da aprendizagem multimédia; OA2. Descrever os pressupostos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (canal duplo, capacidade limitada e processamento ativo); OA3. Descrever e aplicar os 5 processos da Teoria da Carga Cognitiva da Aprendizagem Multimédia; OA4. Interpretar a forma como os seres humanos processam informações provenientes de imagens, palavras narradas e impressas; OA5. Definir carga cognitiva e distinguir os diferentes tipos; OA6. Conhecer estratégias para gerir de forma eficiente a carga cognitiva; OA7. Planear um projeto multimédia partindo da definição de objetivos, recursos e calendarização e gestão de tarefas; OA8. Elaborar protótipos detalhando esquemas de navegação e conteúdos; OA9. Testar e validar um produto multimédia.

Programa

CP1. Conceitos de memória: * trabalho * longo prazo * interação entre a MT e MLP * aprendizagem (perspetiva cognitivista) CP2. Conceitos de: * Comunicação * Multimédia CP3. Teoria da Aprendizagem Multimédia CP4. Processo da Aprendizagem Multimédia CP5. Princípios da aprendizagem multimédia CP6. Teoria da Carga Cognitiva CP7. Apresentações multimédia CP8. Vídeos educativos de acordo com a Teoria da Aprendizagem Multimédia CP9. Conceção, produção e avaliação de projetos multimédia em contexto educativo

Método de Avaliação

Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação ao longo do semestre ou exame final. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre (1ªépoca) os estudantes realizam: - várias tarefas individuais (20%) com nota mínima de 8,5 - um teste escrito individual (20%) - um projeto final em grupo (60%) Na modalidade de exame final (disponível para a 1ªépoca, 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Brouner, N. (2022). Using video to develop teaching. New York: Routledge. Mayer, R. E. & Fiorella, L. (2022). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning (3rd ed.). New York: Cambridge University Press. Mayer, R. E. (2021). Multimedia Learning (3rd ed). New York: Cambridge University Press. Miranda, G.L, Rafael, M., Melo, M., Costa, J.M., & Pontes, T.B. (2021). 4C-ID model and cognitive approaches to instructional design and technology: emerging research and opportunities. Hershey PA, USA. IGI-Global.:

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre