Currículo
Inclusão e Acessibilidade 04165
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Distinguir os diferentes tipos de deficiência e características associadas OA2: Identificar os princípios do Design Universal e práticas de design inclusivas OA3: Conhecer os principais desafios funcionais das tecnologias de apoio OA4: Aplicar práticas de acessibilidade a conteúdos digitais OA5: Desenvolver recursos educativos digitais acessíveis e inclusivos, consoante o contexto
Programa
CP1: Principais tipos de deficiência: visual, auditivo, motor e cognitivo CP1.1: Necessidades Educativas Especiais CP2: Design universal: princípios e aplicações na aprendizagem. CP2.1:Práticas de design inclusivas CP3: Desafios funcionais das tecnologias de apoio CP4: Acessibilidade aplicada a conteúdos digitais: texto, áudio, imagens complexas, vídeos, gráficos e tabelas CP4.1: Conversão de documentos, legendagem, descrição de áudio, design de documentos acessíveis. CP5: Conteúdos digitais acessíveis e inclusivos para a web em contexto educativo: definição de objetivos e medidas de usabilidade, controlo do conteúdo, escrita de componentes acessíveis customizados
Método de Avaliação
1ª época: O estudante no início do semestre escolhe se quer ser avaliado na modalidade avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre: Projeto com entregas parcelares e respetiva discussão (70%), com nota mínima de 9,5 na média das entregas do projeto, e frequência (30%) ,com nota mínima de 8,5. No modelo de avaliação ao longo do semestre, é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. Avaliação por Exame: Exame (100%), com nota mínima 9,5 2ª época: Exame (100%), com nota mínima 9,5 Época Especial: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Nielsen, J. (2006). Prioritizing Web Usability. New Riders Press Halder, S., & Argyropoulos, V. (Eds.). (2019). Inclusion, equity and access for individuals with disabilities: Insights from educators across world. Springer. Ghosh, S. C. (2017). Technology for Inclusion Special Education, Rehabilitation, for All. Linus Learning. Gilbert, R. M. (2019). Designing with Accessibility in Mind. In Inclusive Design for a Digital World (pp. 1-20). Apress, Berkeley, CA. Firth, A. (2019). Practical web inclusion and accessibility: A comprehensive guide to access needs. Apress.:
Secundária
- World Health Organization. (2011). Relatório mundial sobre a de ciência (World report on disability 2011). World Health Organization. Tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. - São Paulo : SEDPcD, 2012. 334 p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/70670/WHO_NMH_VIP_11.01_por.pdf?sequence=9 Ana Paula Lombardi (org.). (2019) Ergonomia e acessibilidade. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/index.php/catalogo/ebook/ergonomia-e-acessibilidade: