Currículo
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas I 04524
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Avaliar necessidades e oportunidades de melhoria na digitalização dos processos educativos em instituições de ensino, utilizando ferramentas e técnicas de avaliação apropriadas OA2: Criar um projeto tecnológico que aborde problemas reais no domínio das Tecnologias Digitais Educativas, promovendo um impacto positivo nas práticas pedagógicas e na comunidade escolar OA3: Implementar um projeto que integre pelo menos uma área tecnológica (programação, multimédia, inteligência artificial, cibersegurança, bases de dados) e uma área educativa (metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, inclusão, acessibilidade, gestão da formação, currículo) OA4: Aplicar metodologias de gestão de projetos em contextos educativos reais desde a criação até à implementação e avaliação, garantindo a eficácia e a sustentabilidade das soluções propostas
Programa
CP1: Técnicas de identificação de necessidades e oportunidades em contexto escolar CP2: Instrumentos de diagnóstico e avaliação CP3: Objetivos e resultados com impacto educativo e social CP4: Planeamento de um projeto de aplicação em contexto escolar CP5: Integração de áreas tecnológicas e educativas em projetos educativos CP6: Gestão de projetos educativos CP7: Disseminação de projetos tecnológicos
Método de Avaliação
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, distribuído da seguinte forma: - Vídeo dedicado à apresentação do projeto (contexto e funcionalidades) com a duração máxima de 2 minutos em grupo - 5% - Mini-teste individual - 15% - Relatório preliminar com discussão em grupo - 10% - Relatório final com discussão individual e em grupo - 20% - Projeto - 50% É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. Todas as componentes têm uma classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Creswell, J. W. (2015). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson. Ginevri, W., & Trilling, B. (2018). Project management for education: The bridge to 21st century learning. Project Management Institute. Hamilton, B. (2022). Integrating technology in the classroom: Tools to meet the needs of every student. International Society for Technology in Education. Hattie, J. (2023). Visible learning: The sequel: A synthesis of over 2,100 meta-analyses relating to achievement. Routledge. Hill, M, & Hill, A. (2008). Investigação por Questionário. Edições Sílabo Mayne, J. (2015). Useful Theory of Change Models. Canadian Journal of Program Evaluation, 30(2), 142. https://doi.org/10.3138/cjpe.30.2.142 Wiliam, D. (2008). Assessment in education: Principles, policy & practice. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, 15(3), 253-257.:
Secundária
- Batista, B., Rodrigues, D., Moreira, E., & Silva, F. (2021). Técnicas de recolha de dados em investigação: inquirir por questionário e/ou inquirir por entrevista. Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados, 2, 13-36. Bernhardt, V. (2013). Using data to improve student learning in high schools. Routledge. Center for Theory of Change. (2023, Julho 24). What is Theory of Change? Retirado de https://www.theoryofchange.org/what-is-theory-of-change/ Earle, R. S. (2002). The integration of instructional technology into public education: Promises and challenges. Educational technology, 42(1), 5-13. World Bank Group. (2021, Julho 24). Designing the Theory of Change of a Community of Practice. Retirado de https://collaboration.worldbank.org/content/sites/collaboration-for-development/en/groups/communities4Dev/blogs.entry.html/2021/03/22/designing_the_theoryofchangeofacommunityofp-f9pp.html: