Currículo
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas II 04525
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Analisar necessidades e oportunidades de melhoria nos processos de formação e desenvolvimento de competências em contextos empresariais reais OA2: Implementar um projeto tecnológico educativo que responda a desafios empresariais concretos, integrando conhecimentos adquiridos ao longo do curso OA3: Aplicar metodologias ágeis de gestão de projetos em ambientes empresariais, adaptando-se às necessidades e constrangimentos específicos do contexto OA4: Desenvolver soluções tecnológicas educativas inovadoras que promovam a eficiência, a produtividade e a aprendizagem contínua nas organizações OA5: Comunicar eficazmente com stakeholders empresariais, apresentando resultados e documentando o progresso do projeto OA6: Trabalhar produtivamente em equipas multidisciplinares, demonstrando competências de colaboração, negociação e resolução de problemas
Programa
CP1: Análise e diagnóstico de necessidades formativas e tecnológicas em contexto empresarial CP2: Desenvolvimento e implementação de soluções educativas digitais em resposta a requisitos empresariais CP3: Metodologias ágeis de gestão de projetos (Scrum, Kanban) aplicadas a projetos educativos tecnológicos CP4: Estratégias de comunicação profissional e apresentação de resultados a stakeholders CP5: Integração de tecnologias emergentes (IA, realidade aumentada, análise de dados) em soluções educativas empresariais CP6: Avaliação de impacto de projetos tecnológicos educativos CP7: Documentação técnica e elaboração de relatórios profissionais
Método de Avaliação
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, distribuído da seguinte forma: Diário de bordo semanal individual (documentação do progresso e reflexões) - 5% Relatório técnico (documentação completa do projeto) com discussão (individual e em grupo) - 70% Produto/solução desenvolvida (qualidade técnica e adequação às necessidades) - 25% É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas e participação nas reuniões agendadas com as empresas parceiras. Todas as componentes têm uma classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking transforms organizations and inspires innovation. HarperCollins. Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2020). The design thinking toolbox. Wiley. Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days. Bantam Press.:
Secundária
- Ries, E. (2017). The lean startup: How today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses (capítulos 3 e 4). Penguin Group. Scrum Institute. (2020). The Kanban Framework (3ª ed.). Recuperado em fevereiro de 2023, de www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Rigby, D., Elk, S., & Berez, S. (2020). Doing agile right: Transformation without chaos. Harvard Business Review Press. Sutherland, J., & Sutherland, J. J. (2014). Scrum: The art of doing twice the work in half the time. Crown Business. Project Management Institute. (2017). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK® guide) (6ª ed.). Project Management Institute. Gwaldis, M. (2019). How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart. Recuperado em fevereiro de 2023, de https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/: