Currículo
Inteligência Artificial Aplicada à Educação 04098
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Conhecer a definição e áreas da IA e da Aprendizagem Automática OA2: Conhecer a definição de agente inteligente a suas características OA3: Identificar os vários componentes de um Sistema Tutor Inteligente OA4: Identificar e aplicar a melhor representação do conhecimento no STI OA5: Identificar e aplicar o melhor método de inferência e diagnóstico OA6: Identificar e aplicar metódos de conversação e reconhecimento de interação aluno-computador OA7: Identificar e aplicar formas de Interação PessOA IA para colaboração e tutoria no ensino OA8: Identificar métodos para a personalização e adaptação de conteúdos educativos OA9: Aplicar técnicas de AA para avaliação do processo de ensino OA10: Identificação os princípios de uma IA responsável e confiável
Programa
CP1: Introdução à inteligência artificial e aprendizagem automática CP2: Introdução aos Agentes Inteligentes CP3: Sistemas Tutores Inteligentes CP3.1.: Componentes do STI CP3.2.: Modelação do Aluno CP3.3.: Representação e Inferência do Conhecimento CP4: Agentes de Conversação e Tutores Virtuais CP5: Colaboração Pessoa-IA CP6: Geração e Gestão de conteúdos inteligentes CP7: Análise de dados de Educativos CP8: IA na Educação - ética e responsável
Método de Avaliação
Os alunos são avaliados a 100% por projeto, nos seguintes moldes: 1ª Época: projeto realizado em grupos de alunos ao longo do semestre e acompanhado com aulas de tutorias (12 horas) (60%). Discussão individual na 1ª época de avaliação (40%). 2ª Época e Época especial: projeto individual (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Russell, S., & Norvig, P. (2002). Artificial intelligence: a modern approach. Margetis, G., Ntoa, S., Antona, M., & Stephanidis, C. (2021). HUMAN?CENTERED DESIGN OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE. Handbook of Human Factors and Ergonomics, 1085-1106. Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial intelligence in education. Boston: Center for Curriculum Redesign. Furey, H., & Martin, F. (2019). AI education matters: A modular approach to AI ethics education. AI Matters, 4(4), 13-15. Chhibber, N., & Law, E. (2019). Using conversational agents to support learning by teaching. arXiv preprint arXiv:1909.13443. Chen, L., Chen, P., & Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: A review. Ieee Access, 8, 75264-75278. Chassignol, M., Khoroshavin, A., Klimova, A., & Bilyatdinova, A. (2018). Artificial Intelligence trends in education: a narrative overview. Procedia Computer Science, 136, 16-24.:
Secundária
- Nkambou, R., Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (Eds.). (2010). Advances in intelligent tutoring systems (Vol. 308). Springer Science & Business Media.: