Currículo

Inclusão e Acessibilidade 04165

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais Educativas - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Distinguir os diferentes tipos de deficiência e características associadas OA2: Identificar os princípios do Design Universal e práticas de design inclusivas OA3: Conhecer os principais desafios funcionais das tecnologias de apoio OA4: Aplicar práticas de acessibilidade a conteúdos digitais OA5: Desenvolver recursos educativos digitais acessíveis e inclusivos, consoante o contexto

Programa

CP1: Principais tipos de deficiência: visual, auditivo, motor e cognitivo CP1.1: Necessidades Educativas Especiais CP2: Design universal: princípios e aplicações na aprendizagem. CP2.1:Práticas de design inclusivas CP3: Desafios funcionais das tecnologias de apoio CP4: Acessibilidade aplicada a conteúdos digitais: texto, áudio, imagens complexas, vídeos, gráficos e tabelas CP4.1: Conversão de documentos, legendagem, descrição de áudio, design de documentos acessíveis. CP5: Conteúdos digitais acessíveis e inclusivos para a web em contexto educativo: definição de objetivos e medidas de usabilidade, controlo do conteúdo, escrita de componentes acessíveis customizados

Método de Avaliação

Devido ao carácter prático da UC, e do trabalho desenvolvido com ligação a um contexto real, apenas existe avaliação ao longo do semestre, não havendo lugar a exame final. Na fase inicial do semestre, que compreende os principais tipos de deficiências, necessidades educativas especiais e o Design universal e inclusivo, existirá um teste escrito, com um peso de 30%, para averiguar os conteúdos teóricos iniciais. Posteriormente, haverá um segundo momento de avaliação, derivado da recolha e tratamento de dados de uma visita feita no contexto da UC, a uma escola de referência em acessibilidade e inclusão, avaliado com um peso de 20%. Por fim, o terceiro momento de avaliação remete para o trabalho final, em que os estudantes terão de desenvolver um recurso educativo, baseado em todo o conhecimento que adquiriram durante o semestre, com um peso de 50%. O estudante não poderá ter nota inferior a 8,5 valores em nenhum elemento de avaliação, e a média final tem de ser superior a 9,5 valores. Poderá ser realizada avaliação oral complementar a qualquer método de avaliação ou para validação da nota final. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Não há lugar a exame em qualquer época, a avaliação final decorrá durante a 1ª Época em regime de avaliação ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Nielsen, J. (2006). Prioritizing Web Usability. New Riders Press Halder, S., & Argyropoulos, V. (Eds.). (2019). Inclusion, equity and access for individuals with disabilities: Insights from educators across world. Springer. Ghosh, S. C. (2017). Technology for Inclusion Special Education, Rehabilitation, for All. Linus Learning. Gilbert, R. M. (2019). Designing with Accessibility in Mind. In Inclusive Design for a Digital World (pp. 1-20). Apress, Berkeley, CA. Firth, A. (2019). Practical web inclusion and accessibility: A comprehensive guide to access needs. Apress.:

Secundária

  • World Health Organization. (2011). Relatório mundial sobre a de ciência (World report on disability 2011). World Health Organization. Tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. - São Paulo : SEDPcD, 2012. 334 p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/70670/WHO_NMH_VIP_11.01_por.pdf?sequence=9 Ana Paula Lombardi (org.). (2019) Ergonomia e acessibilidade. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/index.php/catalogo/ebook/ergonomia-e-acessibilidade:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre