Currículo
Marketing Digital (Dcse) 04297
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais e Gestão - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a compreender e implementar os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1 - Perceber o processo de decisão de compra do consumidor OA2 - Conhecer a estrutura de um plano de marketing OA3 - Compreender os conceitos de posicionamento, target e segmentação e marketing mix OA4 - Identificar os canais digitais de comunicação OA5 - Compreender e aplicar os conceitos e métricas de marketing digital OA6 - Perceber a importância de um site, estrutura focada nos objetivos de negócio e experiência do consumidor. Definir KPIs do site e saber acompanhá-los via ferramentas (ex. Google Analytics)
Programa
Esta UC apresenta como Conteúdos Programáticos (CP) principais: CP1 - Introdução ao Marketing e à estratégia de Marketing. CP2 - Processo de decisão de compra do consumidor – ZMOT, fases do processo de decisão, fases das campanhas CP3 - Estrutura de um plano de marketing – análise situacional, SWOT, definição de objetivos, posicionamento, target e segmentação, ações, kpis de monitorização CP4 - Marketing mix CP5 - POEM Framework - Canais Digitais Pagos – Video, Display, Search Engine Marketing, Email Marketing, Redes Sociais Pagas, Influenciadores CP6 - POEM Framework - Canais Digitais Earned CP7 - POEM Framework - Canais Digitais Owned – Site, Redes Sociais Próprias, Apps e Google My Business CP8 - Website – estrutura, experiência do consumidor e SEO CP9 - Analytics e KPIs
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: participação em todos os instrumentos de avaliação. a) participação individual em aula: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 20%; c) Trabalho de grupo: 30% d) teste escrito: 40%. Nota mínima em todos os elementos de avaliação, 10 valores. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima 10 valores. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Baynast, A. de, Dionísio, P., Lévy, J., Rodrigues, V., & Lendrevie, J. (2018). MERCATOR 25 Anos: O marketing na era digital. Lisboa: Dom Quixote. Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital marketing (8th ed.). Pearson.:
Secundária
- Kingsnorth, S., Digital Marketing Strategy - An Integrated Approach to Online Marketing, 2019, 2nd Editon, Kogan Page Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Lisboa: Edições Centro Atlântico. Marques, V. (2017). Marketing Digital 360º. Lisboa: Edições Centro Atlântico.: