Currículo

Finanças Empresariais e Gestão de Tesouraria 04147

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais e Gestão - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: 1. Gerir, de forma rigorosa, tempestiva e preditiva os meios líquidos de uma entidade recorrendo a apropriada tecnologia; 2. Definir critérios para monitorização da liquidez (planeamento, controlo e reporte) e sua implementação em ERP, assim como a exportação direta de ficheiros SEPA e ordens de transferência a partir do SIG; 3. Analisar e utilizar os outputs gerados pelo ERP para a monitorização e tomada de decisões sobre os direitos a receber e obrigações a pagar de cada entidade; 4. Monitorizar e acompanhar os financiamentos através da adoção de modelo tecnológico apropriado para a gestão dos financiamentos; 5. Acompanhar os padrões de cash-flows gerados pelas diversas fontes de financiamento; 6. Explorar o desenvolvimento de planos de tesouraria histórica e previsional globais e parcelares gerados pelo ERP, integrados de forma a assegurar o cumprimento tempestivo de todas as obrigações presentes e futuras da entidade.

Programa

1?O papel e importância da gestão financeira 1.1.Perspetiva funcional da origem e aplicações de fundos 1.2.Assegurar equilíbrio financeiro 2.Gestão de ativos e passivos financeiros 2.1.Tipologia e características de ativos financeiros 2.2.Tipologia e características de passivos financeiros 3.Gestão dos meios líquidos 3.1.Gestão de caixa e seus equivalentes 3.2.Assegurar a disponibilidade de fundos e o financiamento da tesouraria 4.Planeamento de tesouraria e as previsões de tesouraria em perspetiva deslizante.Orçamento 5.Otimização na gestão de recursos 5.1.Risco e compliance na gestão da liquidez 5.2.Gestão integrada das necessidades em fundo de maneio 5.3Sistemas de cash-pooling 6.Tecnologias de Informação para gestão financeira e de tesouraria 6.1.O desenvolvimento e papel atual das FINTEC 6.2.Tecnologia para monitorização e controlo dos fluxos financeiros 6.3Reporting interno para gestão 6.4 Reporting externo para reguladores e partes interessadas

Método de Avaliação

Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10. Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Rodrigues, J.A., Simões, A. (2012), Analisar a Performance Financeira: uma perspetiva multidimensional, Coleção Global Áreas Editora, 2.ª edição. Neves, J.C. (2021), Análise e Relato Financeiro - Uma visão integrada de gestão, Texto Editores. Brealey, Myers, Allen (2020), Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 13th edition.:

Secundária

  • Cortes, P.L. (2017), Administração de Sistemas de Informação, Editora Saraiva. Rodrigues, J.A., Nicolau, I. (2010), Elementos de Cálculo Financeiro, Áreas Editora, 9.ª edição. Mota, A., Nunes, J., Oliveira, L., Inácio, P., Ferreira, M., Barroso, C. (2020), Finanças da Empresa - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 6.ª edição. Higgins, R., Koski, J., Mitton, T. (2018), Analysis for Financial Management, McGraw-Hill Education, 12th edition. Ross, S., Westerfield, R., Jordan, B. (2021), Fundamentals of Corporate Finance, McGraw-Hill Higher Education (International), 13th edition.:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre