Currículo
Projeto Aplicado de Inteligência Artificial I 04530
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1: Aplicar metodologias de cocriação no desenvolvimento de projetos inovadores triplamente sustentáveis (com valor económico, social e ambiental) em organizações. OA2: Criar empatia com o utilizador e a sua organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto. OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo (se aplicável), relacionados com o problema identificado e as questões levantadas. OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema. OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto OA6: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais
Programa
CP1. Metodologias de planeamento e gestão de projetos em IA CP2. Apresentação de casos de estudo e temas de projeto de tecnologias digitais em inteligência artificial (produto, serviço ou processo) CP3. Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização CP4. Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema e das suas questões relacionadas, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos CP5. Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. CP6. Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto CP7. Realização do proposto nos casos de estudo / projetos apresentados, adequados ao trabalho a desenvolver pelos alunos de inteligência artificial. Elaboração de relatórios e documentação final. Comunicação dos resultados.
Método de Avaliação
Esta UC segue a tipologia de avaliação ao longo do semestre por projeto a 100%, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino aplicado a situações reais. A avaliação ao longo do semestre tem a seguinte constituição: - R1: Relatório - Definição do Tema de Projeto: 5% - R2: Relatório - Empatia com o Utilizador e a Organização e Definição do Problema. Apresentação e discussão: 40% - R3: Relatório - Planeamento do Desenvolvimento do Projeto. Resultados preliminares. Apresentação e discussão: 55% Os relatórios (R1, R2 e/ou R3) poderão ser realizados individualmente ou em grupo, e dependem estritamente da natureza do projeto. A 1ª Época e 2ª Época poderão ser utilizadas para realização de momentos de avaliação. A presença nas aulas não é obrigatória.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Dooley, J. F., & Kazakova, V. A. (2024). Software development, design, and coding: With patterns, debugging, unit testing, and refactoring. Apress. Huyen, C. (2022). Designing machine learning systems: An iterative process for production-ready applications (1st ed.). O’Reilly Media. Ford, N., Richards, M., Sadalage, P., & Dehghani, Z. (2021). Software architecture: The hard parts: Modern tradeoff analysis for distributed architectures. O’Reilly Media. Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox: A guide to mastering the most popular and valuable innovation methods (1st ed.). John Wiley & Sons. Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days. Simon & Schuster. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value Proposition Design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons.:
Secundária
- Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017 Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute, The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover, 2020, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014 Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017 Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/: