Currículo
Projeto Aplicado de Inteligência Artificial II 04531
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta UC, o aluno deverá ser capaz de: OA1: Aplicar metodologias de cocriação para o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. OA2: Criar empatia com o utilizador e a organização, definindo necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades e questões-chave do projeto. OA3: Realizar uma revisão da literatura e uma análise crítica do panorama competitivo para fundamentar a definição do problema. OA4: Identificar e integrar os recursos digitais, computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto. OA5: Aplicar conhecimentos de planeamento de projeto e gestão ágil para estruturar e implementar a solução. OA6: Participar em dinâmicas colaborativas, efetuando apresentações escritas e orais que comuniquem os progressos e resultados. OA7: Incorporar os feedbacks para aperfeiçoar a solução final, resolvendo as limitações identificadas. OA8: Consolidar e documentar o projeto final, assegurando a sua viabilidade, robustez e relevância.
Programa
CP1: Revisão e aprofundamento das metodologias de planeamento e gestão de projetos em IA, com ênfase em cocriação e gestão ágil. CP2: Apresentação de casos de estudo e temas de projeto em tecnologias digitais de IA, com foco na continuidade dos projetos de PAIA-I. CP3: Seleção e refinamento do tema de projeto, considerando o enquadramento organizacional e os desafios identificados anteriormente. CP4: Análise do espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e a organização, definição e aprofundamento do problema, tendo em conta os requisitos de negócio e desafios tecnológicos. CP5: Continuação da revisão da literatura e análise crítica do panorama competitivo, para fundamentar a solução proposta. CP6: Identificação e integração dos recursos digitais, computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto. CP7: Desenvolvimento do projeto aplicado, incluindo a implementação e aperfeiçoamento da solução com base nos feedbacks, e comunicação dos resultados.
Método de Avaliação
Esta UC adota o modelo de avaliação ao longo do semestre (ALS), sem exame final, centrado na execução do projeto. Serão avaliados dois entregáveis: - R1: Entregável Intermédio - Avalia a evolução do trabalho, correspondendo a 40% da nota final. - R2: Entregável Final - Apresenta a versão consolidada do projeto, integrando o trabalho dos dois semestres, correspondendo a 60% da nota final. Cada entregável (R1 e R2) exige uma nota mínima de 8,5 valores. Em qualquer entregável, poderá ser necessária uma discussão oral individual para aferir o domínio dos conhecimentos, em qualquer momento no decorrer do semestre. Os entregáveis consistem em documentos cumulativos desenvolvidos individualmente ou em grupo, e discussões orais individuais, em público, e juntamente com elementos representantes das empresas / instituições, permitindo avaliar o desenvolvimento e implementação do projeto proposto. Para obter aprovação na UC, o estudante deverá alcançar uma nota final mínima de 10 valores, resultante da soma ponderada de todos os elementos de avaliação. Um estudante é considerado reprovado caso não obtenha aprovação na ALS. A 1ª Época e 2ª Época poderão ser utilizadas para realização de momentos de avaliação, como realização de discussões orais e/ou apresentação de projetos. A presença nas aulas não é obrigatória. Para além do RGACC, recomenda-se a leitura de outros documentos de referência para o processo de avaliação, tais como o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica (CCA).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 1. T. Brown / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009 2. A. Osterwalder, Y. Pigneur, P. Papadakos, G. Bernarda, T. Papadakos, A. Smith / John Wiley & Sons., Value proposition design, 2014 3. J. Knapp, J. Zeratsky, B. Kowitz, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days., 2016 4. M. Lewrick, P. Link, L. Leifer / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020 5. Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017:
Secundária
- 6. Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf 7. Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute, The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover, 2020, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf 8. Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014 9. Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017 10. Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/: