Currículo
Sistema de Saúde 04388
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais e Saúde - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
São objetivos de aprendizagem (OA) desta Unidade Curricular: OA1. Conhecer prioridades nas políticas de saúde; OA2. Relacionar a regulação estatal e a regulação médica na configuração das políticas de saúde; OA3. Entender como os modelos de governação/governança da saúde necessitam de dados e isso depende de processos de digitalização e datificação; OA4. Entender a função de gestão clínica; OA5. Elencar os desafios operacionais das organizações de saúde relevantes nos contextos de prevenção e prestação de cuidados de saúde; OA6. Perceber o percurso do doente na transversalidade de uma organização de saúde como seja um hospital.
Programa
Esta UC inclui os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1: Caracterizar e densificar a noção de sistema de saúde (universal ou não universal). CP2: Estabelecer comparações internacionais de sistemas de saúde CP3: Compreender a noção de saúde e as dimensões e funções dos sistemas de saúde e da sua intersetorialidade CP4: Mapear o sistema de saúde português (legislação e documentos enquadradores do sistema de saúde português). CP5: Analisar a importância e o impacto da digitalização do sistema de saúde português. CP6: Conhecer o conceito de integração de cuidados em função do percurso dos utilizadores do sistema de saúde português. CP7: Aprofundar a relação do sistema de saúde português com o cidadão utilizador dos serviços de saúde.
Método de Avaliação
Estão previstas duas modalidades de avaliação: 1) Avaliação ao Longo do Semestre e 2) Avaliação por Exame. 1) Avaliação ao Longo do Semestre: Elementos avaliativos: - Participação em aula - ponderação de 20% - Realização de trabalho de grupo - ponderação de 20% - Apresentação de trabalho de grupo - ponderação de 20% - Realização de teste escrito no final do semestre - ponderação de 40% Para conclusão da UC, na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre, é exigida: - Assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas - Nota mínima de 8 valores em cada um dos elementos avaliativos - Média final ponderada dos quatro elementos avaliativos igual ou superior a 9,5 valores 2) Avaliação por Exame: Realização de exame escrito, com ponderação de 100% e nota mínima de 9,5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Beer, M, Eisenstat, R.A.& Spector, B. (2011). Why Change Programs Don’t Produce Change. HBR's 10 Must Reads on Change Management. Harvard Business Review Press. Boyle, S. (2011). Health Systems in Transition: UK health system review Copenhagen. European Observatory on Health Systems and Policies, in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/135148/e94836.pdf Campos, L., Borges, M. e Portugal, R. (2009) Governação dos hospitais. Casa das Letras. Crisp, N. (2015). The Future for Health in Portugal—Everyone Has a Role to Play. Health Systems & Reform, 1(2), 98–106. https://doi.org/10.1080/23288604.2015.1030533 Walshe, K. & Smith, J. (2016). Healthcare Management. Open University Press. McGraw-Hill Education.:
Secundária
- Caldwell, R. (2003), Models of change agency: a fourfold classification, British Journal of Management 14 (2), 131-142. Cylus, J. (2015). Health Systems in Transition: United Kingdom Health System Review, 17(5). Copenhagen: European Observatory on Health Systems and Policies, in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/302001/UK-HiT.pdf IOM (1998) To Err is Human. National Academy Press IOM (2001) Crossing the quality chasm. National Academy Press: