Currículo

Psicologia Social da Saúde 04368

Contextos

Groupo: Tecnologias Digitais e Saúde - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, os alunos terão capacidade para: OA1: Conhecer o campo disciplinar da Psicologia Social da Saúde; OA2: Aprofundar conceitos e teorias da Psicologia Social da Saúde; OA3: Compreender os conceitos de saúde e doença na perspectiva da Psicologia Social da Saúde; OA4: Aplicar a Psicologia Social da Saúde ao uso da tecnologia; OA5: Discutir criticamente os benefícios/constrangimentos decorrentes do uso das tecnologias.

Programa

Conteúdos Programáticos (CP): Capítulo 1: Psicologia Social da Saúde CP1: Introdução à Psicologia Social da Saúde (PSS) CP2: O campo disciplinar da PSS CP3: Stress, doença e coping Capítulo 2: Saúde/Doença CP4: Comportamentos de saúde e comportamentos de doença CP5: Teorias explicativas dos comportamentos de saúde CP6: Qualidade de vida, doença crónica e hospitalização CP7: Promoção da saúde e prevenção da doença Capítulo 3: Saúde e Tecnologia CP8: Psicologia Social da Saúde na era tecnológica CP9: A tecnologia como ferramenta em intervenções psicológicas (eHealth e mHealth) CP10: Ética e deontologia na intervenção online Capítulo 4: Psicologia Social da Saúde e o futuro CP11: Novos desafios para a intervenção

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Participação individual na aula - ponderação de 10%, sendo exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Realização de uma frequência a meio do semestre - ponderação de 25%, nota mínima de 8 valores. Realização de um pitch individual no final do semestre - ponderação de 15%, nota mínima de 7,5 valores. Trabalho de grupo, texto escrito e discussão oral ponderação de 50%, nota mínima de 8,5 valores. A média dos quatro elementos avaliativos terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. Avaliação por exame (1.ª Época em caso de escolha do estudante, 2.ª Época e Época Especial) - ponderação de 100%, nota mínima igual ou superior a 9,5 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (Eds.). (2012). Handbook of Health Psychology (2ª. ed.). NY: Psychology Press. Friedman, H. S. (Ed.). (2011). The Oxford Handbook of Health Psychology. NY: Oxford University Press. Ritterband, L., Wessells, D., Ingersoll, K., & Farrell-Carnahan, L. (2019). Technology-Assisted Interventions. In C. Llewellyn, S. Ayers, C. McManus, S. Newman, K. Petrie, T. Revenson, et al. (Eds.), Cambridge Handbook of Psychology, Health and Medicine (Cambridge Handbooks in Psychology, pp. 313-317). Cambridge: Cambridge University Press. Stephens, C (2008). Health Promotion: A Psychosocial Approach. NY: Open University Press.:

Secundária

  • Bartholomew, L. K. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass. Bull, S. (2010). Technology-based health promotion. Sage. DiClemente R. J., Crosby R. A., Kegler M. (2009). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research. (2nd edn). San Francisco: Jossey-Bass. Fertman C. I., Allensworth D. D. (2010). Health Promotion Programs: From Theory to Practice. New York: Society for Public Health Education. San Francisco: Jossey-Bas Flicker, S., Maley, O., Ridgley, A., Biscope, S., Lombardo, C., & Skinner, H. A. (2008). e-PAR: Using technology and participatory action research to engage youth in health promotion. Action Research, 6(3), 285-303. Haslam, C, Jetten, J, Cruwys, T, Dingle, G, & Haslam, A (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the Social Cure. London: Routledge. Kato, P.M., & Mann, T. (1996). Handbook of diversity issues in health psychology. New York : Plenum Press. Marston, H. R., & Hall, A. K. (2016). Gamification: Applications for health promotion and health information technology engagement. In Handbook of research on holistic perspectives in gamification for clinical practice (pp. 78-104). IGI Global. McKenzie, J.F., Neiger, B.L., Thackeray, R. (2012). Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs: A Primer (6th edition). Benjamin Cummings Street, R. L., Gold, W. R., & Manning, T. R. (Eds.). (2013). Health promotion and interactive technology: Theoretical applications and future directions. Routledge. Tse, M. M., Choi, K. C., & Leung, R. S. (2008). E-health for older people: the use of technology in health promotion. CyberPsychology & Behavior, 11(4), 475-479.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre