Currículo
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais e Saúde I 04516
Contextos
Groupo: Tecnologias Digitais e Saúde - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Identificar as necessidades analíticas do projeto (compreensão do negócio). OA2: Identificar as variáveis que conduzem ao conhecimento necessário. OA3: Tratar os dados com técnicas e ferramentas apropriadas para atingir os objetivos propostos. OA4: Produzir, em documento adequado, a correta divulgação dos resultados obtidos, explicando as decisões de implementação do projeto. OA5: Lidar com o problema da privacidade, acesso e qualidade dos dados. OA6: Desenvolver um pensamento crítico na exploração, análise e comunicação de dados para a tomada de decisão.
Programa
CP1 – Divulgação e seleção de projetos aplicados em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão. CP2 – Revisão da metodologia de desenvolvimento de projetos de Data Mining (CRISP-DM). CP3 – Levantamento do estado da arte com base na metodologia PRISMA. CP4 – Desenvolvimento do projeto com técnicas e ferramentas apropriadas a cada projeto. CP5 – Templates de divulgação de resultados obtidos. CP6 – Questões de privacidade, acesso e qualidade de dados. CP7 – Escrita de artigo científico.
Método de Avaliação
A UC não tem a modalidade de avaliação por exame dado a sua natureza de projeto aplicado a situações reais. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes de avaliação do trabalho prático/ projeto: Avaliação contínua obrigatória (sem exame): 3 entregas intercalares (grupo, com nota individual): 3 × 5% = 15% Relatório final (formato artigo, grupo, com nota individual): 50% Apresentação e discussão do projeto (grupo, com nota individual): 35% Notas adicionais: Projetos podem ser individuais ou em grupo (max. 4 elementos); Nota mínima de 10 valores no relatório final e na apresentação; Presença obrigatória na apresentação final;
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Outra bibliografia dependente dos temas específicos do projeto e das orgaizações onde os alunos o irão desenvolver. T. Brown / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, · Value proposition design J. Knapp, J. Zeratsky, B. Kowitz / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days, 2016, ·, · M. Lewrick, P. Link, L. Leifer / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·:
Secundária
- :