Currículo

Saúde Pública em Ação Humanitária SPAH

Contextos

Groupo: Ação Humanitária > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1:Discutir a história, os princípios e as principais áreas de prática em saúde pública e aplicar este conhecimento a questões de saúde contemporâneas e contextos de ação em Emergência Humanitária. OA2:Aplicar perspectivas multidisciplinares como estruturas sociais, epidemiologia, prática clínica, desenvolvimento comunitário, governança e políticas de saúde, para explorar questões e práticas de saúde pública. OA3:Demonstrar domínio na seleção, análise, avaliação e uso de informações relevantes para questões e ações de saúde pública com compreensão contextual de métodos específicos de pesquisa. OA4:Conhecer as principais necessidades e cuidados inerentes a Emergências Medico-Humanitárias, mostrando as suas especificidades e as dinâmicas que as atravessam. OA5:Planear, desenvolver e propor respostas eficazes a questões de saúde pública, que demonstrem domínio dos princípios da saúde pública e seus principais campos de prática.

Programa

CP1: Emergências Humanitárias e Saúde Pública 1. O papel da Saúde Pública em emergência: História, Determinantes e Prioridades 2. Emergências Medico-Humanitárias: coordenação e atores CP2: Informação de Saúde Pública em Emergências Humanitárias: 1. Epidemiologia, Vigilância e Indicadores de Saúde Pública 2. Avaliação em Emergência: Desenho de um programa de Saúde CP3: Cuidados de Saúde em Emergências Humanitárias 1. Saúde Infantil e Neonatal 2. Saúde Mental, Apoio Psicossocial e Proteção 3. Saúde Materna, Sexual e Reprodutiva CP4: Saúde e Emergências Humanitárias Complexas –Necessidades das Populações Afetadas 1. Desastres Naturais, Conflitos e Desnutrição e Segurança Alimentar 2. Saúde de Migrantes e Refugiados 3. Epidemias em contextos humanitários 4. Água, Saneamento, Higiene e Promoção da Saúde CP5: Riscos, Desafios e oportunidades para futuras Emergências Humanitárias 1. Inovação em Saúde e Nexo Humanitário -desenvolvimento-paz 2. Alterações climáticas

Método de Avaliação

Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação previstas na UC: 1) avaliação ao longo do semestre; 2) avaliação por exame. - A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) Componente individual - realização de um teste escrito, em aula; 2) Componente de grupo - elaboração de um trabalho de grupo para apresentação em sala de aula (com entrega do respetivo suporte da apresentação), correspondente a um projeto de pesquisa com desenho de um programa de saúde adaptado a um contexto específico. A nota final resulta de uma média ponderada dos dois momentos de avaliação: projeto de grupo (60%); teste escrito individual (40%), desde que igual ou superior a 7 valores. Os/as estudantes que não obtiverem no teste a nota mínima de 7 valores reprovarão à UC e ficarão admitidos/as à avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 50% das aulas. A participação em aula e através da plataforma Moodle é valorizada. - A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Consiste numa prova escrita individual. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • • Save the KidsUK. Toolkits: A practical guide to planning, monitoring, evaluation and impact assessment. Downloadable at: http://www.savethechildren.org.uk/resources/online-library/toolkits-practical-guideplanning-monitoring-evaluation-and-impact • Teller, Siri and Roche, Niall (eds). Public Health in Humanitarian Action. University of Copenhagen, Copenhagen, 2016. – downloadable at http://globalhealth.ku.dk/phha/ • The Sphere Project. Humanitarian Charter and Minimum Standards in Humanitarian Response. Available online: http://www.spherehandbook.org/en/the-humanitariancharter/ ; https://spherestandards.org/handbook/editions/:

Secundária

  • • FAO (2020) Impacts of COVID-19 on food security and nutrition: developing effective policy responses to address the hunger and malnutrition pandemic. http://www.fao.org/3/cb1000en/cb1000en.pdf • Integrated Food Security Classification. Technical Manual Version 3.0 (2019): http://www.ipcinfo.org/fileadmin/user_upload/ipcinfo/manual/IPC_Technical_Manual_3_Final.pdf • International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies, Geneva (2019). The cost of doing nothing. https://media.ifrc.org/ifrc/wp-content/uploads/sites/5/2019/09/2019-IFRC-CODN-EN.pdf • MSF (2012). Assessment toolkit: practical steps for the assessment of health and humanitarian crises: https://evaluation.msf.org/sites/evaluation/files/assessment_toolkit.pdf • MSF (1997) Refugee Health. http://refbooks.msf.org/msf_docs/en/refugee_health/rh.pdf • MSF (2006) Rapid Health Assessment of refugee or displaced populations: http://refbooks.msf.org/msf_docs/en/rapid_health/rapid_health_en.pdf • MSF (2013) Management of a measles epidemic: https://medicalguidelines.msf.org/viewport/mme/english/management-of-a-measles-epidemic-30542833.html • MSF (2011) The Priorities. https://evaluation.msf.org/sites/evaluation/files/the_priorities_uk_2011.pdf • MSF (2018) Management of a cholera epidemic: https://medicalguidelines.msf.org/viewport/CHOL/english/management-of-a-cholera-epidemic-23444438.html • WHO Prevention and control of cholera outbreaks: WHO policy and recommendations: https://www.who.int/cholera/technical/prevention/control/en/:

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre