Currículo
Dissertação em Ação Humanitária 04025
Contextos
Groupo: Ação Humanitária > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
48.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Seleccionar e aplicar ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa aplicado a diferentes contextos. OA 2. Construir e aplicar opções metodológica da dissertação e na condução de uma investigação teoricamente fundada e empiricamente sustentada.
Programa
CP1. Consulta de ideias para projectos de pesquisa. Disponibilização de exemplos. CP2. Indicações sobre orientação e apoio, e sobre a elaboração do projecto. CP3. Linhas orientadoras para a elaboração do projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia). Recursos a consultar. CP4. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. Especificidades e interdisciplinaridades. CP5. Organização e redação do relatório CP6. Apresentação e debate dos planos de dissertação e projecto.
Método de Avaliação
A dissertação de mestrado em Ação Humanitária é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais. Aplicam-se as classificações vigentes no ISCTE-IUL para o grau de Mestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 1171.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Nichols, P. (1991). Social survey methods: a field-guide for development workers. Oxford: Oxfam. Bryman, A. (2016). Social Research Methods. Oxford, Oxford University Press.:
Secundária
- Zwitter, A. (2016). Humanitarian Intelligence. A Practitioner's Guide to Crisis Analysis and Project Design. Maryland, Rowman & Littlefield Publishers. Wolcott, H. F. (1990). Making A Study ?More Ethnographic.? Journal of Contemporary Ethnography, 19(1), 44?72. Schiefer, U., L. Bal-Döbel, A. Batis, R. Döbel, J. Nogueira, P. Teixeira. (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. S. João do Estoril, Ed. Principia. Della Porta, D., & Keating, M. (Eds.). (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge: Cambridge University Press.: