Currículo

Conceitos, Fundamentos e Desafios em Ação Humanitária 03541

Contextos

Groupo: Ação Humanitária > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o estudante deverá ser capaz de: Conhecimentos: OA1 Descrever os conceitos chave e os princípios básicos da ação humanitária (AH). OA2 Analisar a evolução histórica, quadro institucional e político, atores principais, políticas e estratégias em AH. OA3 Distinguir os vários tipos de situação humanitária e as principais formas de resposta humanitária, bem como os desafios e implicações inerentes às várias opções. Atitudes: OA4 Apreciar de forma crítica o estado da arte da ação humanitária e as áreas com ela estreitamente relacionadas como a ajuda ao desenvolvimento e a construção da paz. Competências: OA5 Identificar e fundamentar os argumentos-chave dos debates que estruturam a ação humanitária. OA6 Aplicar os conhecimentos teóricos à prática, designadamente através de estudos de caso.

Programa

CP1 Introdução aos conceitos-chave em Ação Humanitária: definições, princípios, normas e dilemas éticos CP2 História da Assistência Humanitária CP3 Evolução da Intervenção Humanitária CP4 Duplo e Triplo nexo: as relações entre AH, Construção da Paz e Desenvolvimento CP5 Futuro da Ação Humanitária

Método de Avaliação

OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre 30%: Presença, assiduidade, intervenções orais em aula e compromisso demonstrado com a aprendizagem (15%), exercícios propostos em aula (5%) (apresentação de um conceito estudado, recorrendo a uma ferramenta digital, participação numa simulação de uma reunião de cluster) e dos exercícios propostos em grupo (10%) (preparação e apresentação de estudos de caso). 70%: Trabalho individual OPÇÃO 2: Exame Trabalho individual (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Allen, T., MacDonald, A., & Radice, H. (Eds.). (2018). Humanitarianism: A dictionary of concepts. Routledge. Barnett, M. N. (2021). The Humanitarian Club. In Global Governance in a World of Change, 155, Cambridge UP. https://www.cambridge.org/core/books/global-governance-in-a-world-of-change/C0DC56A9BFB9580143D001A373113501 De Haas, H. (2024). Como funciona realmente a migração: Um guia factual sobre a questão que mais divide a política. Lisboa: Temas e Debates. Hanatani, A., Gómez, O. A., & Kawaguchi, C. (Eds.). (2018). Crisis Management Beyond the Humanitarian-Development Nexus. Routledge. Heintze, H. J., & Thielbörger, P. (2018). International Humanitarian Action. NOHA Textbook: Springer International Publishing. Mac Ginty, R., & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. Routledge. Maxwell, D., & Gelsdorf, K. H. (2019). Understanding the humanitarian world. Routledge.:

Secundária

  • Barnett, M. (2011). Empire of Humanity: A History of Humanitarianism. Ithaca, NY: Cornell University Press. Broussard, G., Rubenstein, L. S., Robinson, C., Maziak, W., Gilbert, S. Z., & DeCamp, M. (2019). Challenges to ethical obligations and humanitarian principles in conflict settings: a systematic review. Journal of International Humanitarian Action, 4(1), 15. available at https://link.springer.com/article/10.1186/s41018-019-0063-x Chimni, B. S. (2018). Global compact on refugees: one step forward, two steps back. International Journal of Refugee Law, 30(4), 630-634. Crisp, J. (2021). The Syrian Emergency: A Catalyst for Change in the International Refugee Regime, Journal of Refugee Studies, 34 (2):1441–1453, https://doi.org/10.1093/jrs/feab009 Crossley, N. (2020). Consistency, Protection, Responsibility: revisiting the debate on selective humanitarianism. Global Governance: A Review of Multilateralism and International Organizations, 26(3), 473-499. Gordon, S., & Donini, A. (2015). Romancing principles and human rights: are humanitarian principles salvageable. Int'l Rev. Red Cross, 97, 77. available at http://eprints.lse.ac.uk/65505/1/Gordon_Romancing%20principles_2016.pdf Khan, T.; Dickson, K., Sondarjee, M. (eds) (2023). White Saviourism in International Development. Theories, Practices and Lives Experiences. Daraja Press. Lie, J.H.S. (2020). The humanitarian-development nexus: humanitarian principles, practice, and pragmatics. Int J Humanitarian Action 5, 18 https://doi.org/10.1186/s41018-020-00086-0 Quinton-Brown P. (2020). The South, the West, and the meanings of humanitarian intervention in history. Review of International Studies, 46(4):514-533. doi:10.1017/S0260210520000236 Weiss, T. G. (2014). A Cultura Humanitária Contestada em Zonas de Guerra. Contexto Internacional, 36, 305-348. https://www.scielo.br/j/cint/a/pPR4fZCmtLxtxHkMX7xvT3M/?lang=pt&format=html&stop=previous Khan, T.; Dickson, K., Sondarjee, M. (eds) (2023). White Saviourism in International Development. Theories, Practices and Lives Experiences. Daraja Press. Lie, J.H.S. (2020). The humanitarian-development nexus: humanitarian principles, practice, and pragmatics. Int J Humanitarian Action 5, 18 https://doi.org/10.1186/s41018-020-00086-0 Quinton-Brown P. (2020). The South, the West, and the meanings of humanitarian intervention in history. Review of International Studies, 46(4):514-533. doi:10.1017/S0260210520000236 Weiss, T. G. (2014). A Cultura Humanitária Contestada em Zonas de Guerra. Contexto Internacional, 36, 305-348. https://www.scielo.br/j/cint/a/pPR4fZCmtLxtxHkMX7xvT3M/?lang=pt&format=html&stop=previous.:

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre