Currículo

Liderança e Gestão de Equipas em Ação Humanitária LGEAH

Contextos

Groupo: Ação Humanitária > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e o funcionamento das equipas em organizações humanitárias. OA2 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com a gestão das equipas no contexto humanitário

Programa

1. Liderança de equipas em ações humanitárias 2. Fatores de eficácia das equipas 3. Regulação e monitorização do trabalho em equipa 4. Técnicas de diagnóstico e intervenção em equipas 5.Princípios éticos na liderança e trabalho em equipa em ações humanitárias

Método de Avaliação

1) Avaliação ao longo do semestre: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (50%) e teste escrito individual (50%). Aprovação: a) mínimo 8 valores em cada uma das provas; b) classificação final mínima. 10 valores; e, c) assiduidade em 80% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. New York: Psychology Press. Cobb, A. T. (2012). Leading project teams: The basics of project management and team leadership. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc.:

Secundária

  • Uitdewilligen, S., & Waller, M. J. (2018). Information sharing and decision-making in multidisciplinary crisis management teams. Journal of Organizational Behavior, 39(6), 731?748 Santos, C.M., Passos, A.M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly, 27, 574-587. Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team cohesion: A theoretical consideration of its reciprocal relationships within the team adaptation nomological network. Research on Managing Groups and Teams, 83?111. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Burke, C. S., Shuffler, M. L., & Wiese, C. W. (2018). Examining the behavioral and structural characteristics of team leadership in extreme environments. Journal of Organizational Behavior, 39(6), 716?730.:

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre