Currículo

Dissertação em Administração Escolar 01670

Contextos

Groupo: Administração Escolar - 2014 > 2º Ciclo > Trabalho Final

ECTS

48.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/a aluno/a que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular um problema de investigação - Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses testáveis - Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses

Programa

No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o actual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, mas também com oportunidade de discussão e partilha nestes seminários, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.

Método de Avaliação

Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita. | A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 1175.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Whetten, D. & Cameron, K. (2007). Developing management skills. Upper Saddle River: Prentice-Hall. Serrano, G. P. (2008), Elaboração de Projectos Sociais : casos práticos , Porto, Porto Editora. Roldão, Vitor (2005), Gestão de projecto. Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo, Lisboa, Monitor Rodrigues, M. L. (2010), A Escola Pública pode fazer a diferença, Lisboa, Almedina Punch, K. (2000), Developing Effective Research Proposals , Londres , Sage. Leedy, P. D., e J. E Ormrod (2005), Practical Research: Planning and Design, New Jersey, Prentice Hall. Caetano, A, e J. Vala (2008) (3ªed.). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas, RH Editora, Lisboa Nóvoa, A., A. Estrela (orgs.) (2003), Avaliações em Educação: Novas Perspectivas, Porto, Porto Editora. Capucha, L.(2008), Planeamento e avaliação de projectos: guião prático, Lisboa, Ministério da Educação Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lisboa, Universidade Aberta :

Secundária

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre