Currículo
Gestão da Qualidade em Educação 01675
Contextos
Groupo: Administração Escolar - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Administração Escolar
Groupo: Administração Escolar - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se desenvolver as seguintes competências: ? Descrever as principais teorias sobre o conceito em estudo ? Elaborar projecto de avaliação empírica da qualidade em educação ? Diferenciar princípios e modelos de gestão da qualidade ? Preparar projecto de gestão da qualidade em educação ancorado nos processos de formalização e implementação de um sistema de gestão da qualidade
Programa
? Aspectos conceptuais e metodológicos do estudo da qualidade ? Normas ISO e modelos de Qualidade Total ? Modelos de análise e de avaliação da qualidade em serviços educativos ? Processos de formalização e de implementação de um sistema de gestão da qualidade
Método de Avaliação
Avaliação periódica: 1.Trabalho individual: trabalho escrito em formato de paper, sobre aplicação de um modelo de gestão da qualidade à educação (60%) 2.Trabalho de Grupo: apresentação escrita e oral, com discussão, de projeto de avaliação da qualidade e implementação de melhorias, numa organização escolar (40%) Avaliação final: prova de avaliação final (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 131.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Quality Management (2ª ed.), Upper Saddle River: Prentice-Hall.Colling, C. & Harvey, L. (1995). Quality control, assurance and assessment – the link to continuous improvement, Quality Assurance in Education, 3 (4), pp.30 – 34. Dahlgaard, S. (1999). The evolution patterns of quality management: Some reflections on the quality movement, Total Quality Management, 10 (4-5), p. 473-480. Freeman, R. (1994). Quality Assurance in Secondary Education, Quality Assurance in Education, 2 (1), pp.21 – 25. Oger, B. & Platt, D. (2000). Value measurement and value creation models in Europe and the US: A comparison of the EFQM Excellence Model and the Baldrige Award Criteria. Paris, IAE. Vinagre, M. H. & Neves, J. G. (2004). Medição da qualidade de serviços em autarquias locais, in Colibri (ed.), Percursos da investigação em Psicologia Social e Organizacional, Lisboa, vol. 1, p. 271-290. The role of E-service quality in shaping online meeting platforms: a case study from higher education sector, The role of E-service quality in shaping online meeting platforms: a case study from higher education sector, 2021, Journal of Applied Research in Higher Education, 13(5), 1436-1463, Abdul Rahman, N., Voon, B. H., & Abdullah, F., Culture of excellence for better internal service quality in high education, 2021, dvances in Business Research International Journal (ABRIJ), 7(3), 85-104., :
Secundária
- rahman, P.K. et al, The Students’ Responses toward Implementation of Quality Management Principles and Service Quality in Higher Education., 2022, Education and Self Development. Volume 17, № 3, https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/99474310/173_1-libre.pdf?1678089194=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DThe_Students_Responses_toward_Implementa.pdf&Expires=1694526581&Signature=b1DnbSguDMKqUPejFqQL-1fR2zOMdt3RLk8G00ZI55CYlwgAiXsAy45HijXzeh7hWsvNd4Sn4DYKwdfpCG~ToxlIRmF9~pORoMfEmOptdegafi3pxiGc5lH6xf9yGXYzfI2hn0fym~LEznp7xHoOkhsByZ-GdpopdUhp2hjB7zi-4DssC-R3wOgyGypAKvibFph48nACswXy8-IjHWlDWIRuVFZs57S9pfIaMRXzoLyEo~It71goX4EptRUXblNazwAs3EfqVdKZzcFVFW-tNSNTEE-qRcKr-7kkHSANj7765EovyeO1LP1UMh5ByjC3CvK4vLSfyQOevYZQynl-4g__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA: