Currículo

Comunicação em Educação 01673

Contextos

Groupo: Administração Escolar - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Administração Escolar

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA.1.: Identificar os desafios e as potencialidades da gestão da comunicação organizacional no âmbito da administração escolar; OA.2.: Definir os principais conceitos e processos no domínio da comunicação organizacional; OA.3.: Descrever e distinguir as principais perspetivas teóricas sobre a comunicação organizacional; OA.4.: Descrever e distinguir os níveis de análise da comunicação organizacional; OA.5.: Demonstrar a importância e o papel da comunicação organizacional nos processos de liderança, de trabalho em equipa, de gestão do conflito, de tomada de decisão, de mudança e de participação organizacional; OA.6: Avaliar criticamente a literatura e a investigação sobre a comunicação organizacional na administração escolar. OA.7.: Conhecer e posicionar-se criticamente face às principais metodologias e técnicas de análise da comunicação organizacional.

Programa

CP.1.: Introdução à Comunicação Organizacional 1.1 A comunicação humana: conceito e processos básicos; 1.2 A comunicação organizacional: conceito e especificidades; 1.3 A competência comunicacional; 1.4 Perspetivas teóricas sobre a comunicação organizacional. CP.2.: Métodos e técnicas de avaliação da Comunicação Organizacional 2.1 Fases do processo de avaliação; 2.2 Questionário: ICA Survey; CP.3.: Comunicação organizacional: Cultura, valores e liderança 3.1. Cultura e valores organizacionais; 3.2. Liderança e gestão da comunicação. CP.4.: Comunicação organizacional: Grupos e conflitos 4.1. A organização-equipa e a eficácia dos grupos; 4.2. Conflito: definição e processos grupais; 4.3. Gestão construtiva do conflito. CP.5.: Comunicação organizacional: Mudança e participação organizacional 5.1. Barreiras à mudança organizacional; 5.2. Liderança e mudança organizacional. 5.3. Comunicação externa: Relação escola-família.

Método de Avaliação

1 – Avaliação ao longo do semestre O acesso a este modo de avaliação exige que o/a estudante assegure um grau de assiduidade igual ou superior a 80% e uma classificação igual ou superior de 9,5 valores a cada um dos instrumentos de avaliação. Inclui: a) Recensão escrita individual (50% da classificação final) b) Trabalho de grupo de acordo com guião estruturado (40% da classificação final) c) Apresentação oral do trabalho de grupo (10% da classificação individual) A avaliação expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, e para obter aprovação na UC o/a aluno/a terá de obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores em todos os elementos de avaliação. 2 – Avaliação por exame (Artigo 10.º do RGACC) Os/As estudantes que optem por esta modalidade de avaliação, bem como aqueles/as que não tenham obtido aprovação na modalidade de Avaliação ao longo do semestre, realizarão um exame que integra uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos lecionados na UC (100% da classificação final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Dempster, K. & Robbins, J. (2017). How to build communication success in your school (1st Edition). Routledge. Downs, C. W., & Adrian, A. D. (2004). Assessing organizational communication: Strategic communication audits. The Guilford Press. Kowalski, T. J., Petersen, G. J., & Fusarelli, L. D. (2007). Effective communication for school administrators: a necessity in an information age. Rowman & Littlefield Education. Kramer, M. & Bisel, R. (2020). Organizational communication (2nd Edition). Oxford University Press Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory & practice (8th Edition). Sage. Porterfield, K. & Carnes, M. (2014). Why School communication matters: Strategies from PR professionals (2nd Edition). Rowman & Littlefield Publishers. Rego, A. (2022). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prática (5.ª Edição). Edições Sílabo. Shockley-Zalabak, P. (2014). Fundamentals of organizational communication: Knowledge, sensitivity, skills and values (9th Edition). Pearson.:

Secundária

  • Abrantes, A. C. M., Bakenhus, M., & Ferreira, A. I. (2024). The support of internal communication during organizational change processes. Journal of Organizational Change Management, 37(5), 1030–1050. https://doi.org/10.1108/JOCM-06-2023-0222 Canul Alcocer, J. A., & López Gamboa, G. E. (2024). La Comunicación interna en organizaciones educativas de nivel superior: Una revisión sistemática (2012-2022). Revista Panamericana de Pedagogía: Saberes y Quehaceres Del Pedagogo, 37, 54–71. https://doi.org/10.21555/rpp.vi37.2931 Harris, T. E., & Nelson, M. D. (2008). Applied organizational communication: Theory and practice in a global environment. Lawrence Erlbaum Associates. Jablin, F. M., & Putnam, L. L. (Eds.). (2000). The new handbook of organizational communication: Advances in theory, research, and methods. Sage. Lee, Y. (2019). Understanding parents’ view on us higher education marketing Communication. Educational Research for Policy and Practice, 18(3), 279–299. https://doi.org/10.1007/s10671-019-09249-2 Lovell, D., Dolamore, S., & Collins, H. (2022). Examining public organization communication misalignments during COVID-19 through the lens of higher education. Administration & Society, 54(2), 212–247. https://doi.org/10.1177/00953997211026949 Miller, K. (2008). Organizational communication: Approaches and processes (5th Edition). Wadsworth Publishing. Nunes, A. (2007). Informação e comunicação em ambiente escolar. ISCTE, Lisboa. Yue, C. A., Men, L. R., & Ferguson, M. A. (2021). Examining the effects of internal communication and emotional culture on employees’ organizational identification. International Journal of Business Communication, 58(2), 169–195. https://doi.org/10.1177/2329488420914066:

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre