Currículo
Avaliação do Desempenho e de Competências em Educação 01682
Contextos
Groupo: Administração Escolar - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Administração Escolar
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que conclua com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar os diferentes objetivos que possam existir para um sistema de avaliação de desempenho; OA2. Caracterizar os sistemas de avaliação de desempenho mais comuns e a sua validação; OA3. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas no processo de gestão e avaliação de desempenho dos docentes.
Programa
1. As abordagens da gestão e avaliação de desempenho e de competências 2. Os componentes críticos do sistema de gestão e avaliação de desempenho e de competências 3. Como criar indicadores e métricas na gestão de desempenho e de competências 4. Como gerir o processo com qualidade e equidade: princípios e procedimentos
Método de Avaliação
A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 40%. Os estudantes deverão identificar uma organização escolar para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão e avaliação de desempenho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Prova individual, representa os restantes 60% da nota final. O teste terá a duração de 1 hora e 30 minutos e cobrirá as diferentes componentes do programa. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingiremos critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 131.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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