Currículo
Indicadores e Estatísticas em Educação 01672
Contextos
Groupo: Administração Escolar - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Administração Escolar
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar as principais fontes de estatísticas da educação em Portugal, bem como as agências estatísticas internacionais relevantes; OA2. Descrever os diferentes métodos e objetivos da produção estatística, a informação que incorporam e os seus limites interpretativos; Comparar de forma informada as diferentes fontes, avaliar a respetiva qualidade e rigor e demonstrar as diferenças encontradas; OA3. Dominar as principais plataformas de procura e apuramento de dados estatísticos nacionais (Direção Geral da Educação, INE, PORDATA) e internacionais (Eurostat, OCDE, UNESCO, entre outras); OA4. Ler, analisar e interpretar corretamente quadros e gráficos; OA5. Produzir quadros, tabelas e gráficos adequados à utilização em relatórios e outros meios de produção científica; OA6. Conciliar informação estatística com outras fontes, qualitativas ou quantitativas na redação de relatórios ou outros produtos científicos.
Programa
1. Instituições nacionais e internacionais e processos de produção estatística em Educação; 2. Estatísticas da educação, estabelecimentos, população docente e discente (idade normal e educação de adultos); 3. Taxas de qualificação e abandono escolar precoce; 4. Sistemas de avaliação de competências: PISA e PIAAC; 5. Tecnologias da informação e da comunicação na escola 6. Indicadores estatísticos em Educação e investigação em ciências sociais.
Método de Avaliação
A avaliação é 1) periódica ou 2) final. 1) Avaliação periódica: os alunos serão avaliados com base na execução de apresentação oral individual em sala de aula (30%) (caso a turma seja grande será proposta uma alternativa); e de um trabalho individual de análise de indicadores estatísticos (70% da nota final); 2) Avaliação por exame final de 1ª ou 2ª época (a 1ª época é restrita aos alunos que optaram pela avaliação final); o exame vale 100% da nota da unidade curricular.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ramos, Pedro M.G. N. (2013), Torturem os Números que Eles Confessam, Coimbra: Almedina. Seabra, T. (2009) "Desigualdades escolares e desigualdades sociais", Sociologia Problemas e Práticas, 59, 75-106 Marks, G N (2005), "Cross-national differences and accounting for social class inequalities in education", International Sociology, 20 (4), 483-505.; GEPE & INE (2009), 50 anos de Estatísticas da Educação em Portugal, Lisboa: GEPE.; GEPE (2010), Educação em Números 2010, Lisboa, GEPE.; Duru-Bellat, M. (2002) Les inégalités sociales à l'école: genèse et mythes, Paris: PUF; Ávila, P. (2008) A literacia dos adultos: competências-chave na sociedade do conhecimento, Oeiras: Celta; Guerreiro, M. D. et al (2009) Trajectórias escolares e profissionais de jovens com baixas qualificações, Lisboa: GEPE; Field, S. et al (2007), No more failures: Ten steps to equity in education, Paris: OECD; :
Secundária
- http://www.unesco.org http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/ http://www.oecd.org http://www.gepe.min-edu.pt/ http://www.ine.pt Bases de Dados de Informação Estatística: :