Currículo

Gestão das Organizações Escolares 01668

Contextos

Groupo: Administração Escolar - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar as diferentes acepções da problemática organizacional(OA1). 2. Relacionar conceitos e práticas transversais da gestão com a especificidade da gestão em organizações escolares (OA2). 3. Identificar especificidades dos perfis e papéis dos gestores de organizações escolares (OA3). 4. Avaliar criticamente situações e práticas de gestão escolar e propor, fundamentadamente, alternativas consideradas mais adequadas (OA4).

Programa

1. A gestão das organizações e a especificidade da organização escolar. 1.1. Teorias organizacionais e o modelo da organização escolar. 1.2. A revolução 4.0 e as organizações escolares 1.2. A mudança organizacional 2. Eficácia e eficiência na Gestão. 3. O papel da gestão na articulação da organização escolar com a sua envolvente e os fatores condicionantes dos procedimentos em gestão. 4. Papéis do gestor. 5 Exercícios de aplicação e estudos de caso

Método de Avaliação

1 - A avaliação ao longo do semestre: a) trabalho individual (60%), b) trabalho de grupo - 40% Para aprovação, qualquer elemento de avaliação tem de ter nota mínima de 8 valores e o resultado final o valor mínimo de 10 valores (escala de 0 a 20). 2 - Avaliação final: realização de provas finais (exame e/ou outras provas) 100% . Aprovação com avaliação final igual ou superior a 10 (escala de 0 a 20)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Mota, A. (2017). Gestão escolar: teoria e prática / Artur Guilherme Carvalho da Motta. Rio de Janeiro: SESES, 2017. Neves, L., Varela, M. (2023). Gestão da Educação em Portugal, Novas perspetivas e desafios práticos. Psicossoma Hoy, W., Miskel, C. (2013). Educational Administration. Theory, Research, and Practice . McGraw-Hill. Duarte, A., Nascimento, G., Almeida,F., (2019). Gestão de pessoas 4.0. In Machado, C., e Davin,J. (coords) Organização e politicas empresariais. Atual, Almedina. ......:

Secundária

  • Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2012), Participação da comunidade educativa na gestão escolar. Educ. Pesqui., 38 (04), 815-832. Somech, A. (2005). Directive Versus Participative Leadership: Two Complementary Approaches to Managing School Effectiveness. Educational Administration Quarterly 41 (5), 777-800 Morgan, G. (1997), Imagens da Organização, S. Paulo, Ed. Atlas; Mintzberg, H. (2010). Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa, Ed. D. Quixote; Litz, D. (2011), Globalization and the Changing Face of Educational Leadership: Current Trends and Emerging Dilemmas. -International Education Studies, 4 (3), p. 47-61. Ferreira B. & Torres, L. (2012),Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional. RBPAE, 28 (1), 86-111:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre