Currículo

Organização Pedagógica e Diversidade 01669

Contextos

Groupo: Administração Escolar - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com a frequência desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Conhecer e problematizar as diferenças conceptuais entre diferença e desigualdade; - Integrar o debate sobre diferença e desigualdade no quadro das transformações dos sistemas educativos contemporâneos; - Analisar o impacto da massificação e multiculturalidade sobre as várias dimensões de funcionamento da organização escolar; - Debater a diferença e desigualdade no contexto da gestão pedagógica e organizacional das escolas, tendo como cenário as políticas educativas e o debate sobre a qualidade, eficácia e equidade. - Analisar diferentes modelos de organização pedagógica da Escola e a sua relação com a diversidade sociocultural.

Programa

1. Diferenças e desigualdades nas trajectórias escolares 1.1 Os resultados escolares segundo o género, as classes sociais e a etnicidade. 1.2 Sistemas de ensino, escolas e professores na produção do (in)sucesso escolar. 2 -Processos de implementação das políticas educativas 2.1 - As micro-políticas de escola e o papel central das direções escolares 2.2 - A organização pedagógica da escola como elemento crítico das políticas educativas. 3 - Modelos organizacionais e os dilemas da diversidade 3.1 - Níveis de decisão curricular e autonomia da escola 3.2 - Práticas organizacionais e igualdade de oportunidades 3. 3- A aprendizagem como o centro da acção organizacional: o desafio da diferenciação

Método de Avaliação

A avaliação dos alunos terá como base: a participação nas aulas; b) o debate sobre a bibliografia de trabalho; c) um trabalho escrito individual. No fim do semestre, cada aluno deverá entregar um trabalho escrito sobre um tema relativo ao programa da cadeira, com a forma de um ensaio sintético de natureza principalmente teórica, sem que tal exclua a possibilidade de se tomar como referência a reflexão sobre um problema ou caso concreto, ou a de se incluírem informações empíricas pertinentes.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Abrantes, Pedro (2008) Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino, Lisboa, Tese de Doutoramento ISCTE. Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. Barr, Rebecca, Dreenen, R. (2008) "How schools work" in Ballantine, J. e Spade, J. (org), Schools and society, London, Pine Forge Press Perrenoud, Philippe (2004) Os ciclos de aprendizagem : um caminho para combater o fracasso escolar, Porto Alegre, Artmed, Roldão, M Céu (2009) Estratégias de Ensino, V.N. Gaia, Fundação Manuel Leão Sebastião, João (2009) Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.:

Secundária

  • Bas, Gökhan (2021) ?Teacher Beliefs About Educational Reforms: A Metaphor Analysis?, International Journal of Educational Reform, Vol. 30(1) 21?38, DOI: 10.1177/1056787920933352 Faubert, Brenton (2012) A Literature Review of School Practices to Overcome School Failure, OECD Education Working Papers No. 68, https://dx.doi.org/10.1787/5k9flcwwv9tk-en Gislason, Neil (2009) ?Mapping School Design: A Qualitative Study of the Relations Among Facilities Design, Curriculum Delivery, and School Climate? The Journal of Environmental Education, VOL. 40, NO. 4 Kools, M. and Stoll L. (2016), ?What Makes a School a Learning Organisation??, OECD Education Working Papers, No. 137, OECD Publishing, Paris. http://dx.doi.org/10.1787/5jlwm62b3bvh-en Pintassilgo, Joaquim, Alda Namora de Andrade (2019) A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública portuguesa : o caso do Projeto "Farol", Lisboa, Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação, Peron, Sarah Cristina(2001) ?Análise de algumas condições institucionais para a organização do trabalho pedagógico?. in ETD - Educação Temática Digital 2, 2, pp. 208-230. URN: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-105708:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre