Currículo

Desenvolvimento em Meio Rural M4613

Contextos

Groupo: Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre Ou Supletiva - 1º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Competências de comunicação esscrita i) Produzir um documento bem estruturado ii) Demonstrar no documento que as mensagens principais foram identificadas de forma clara iii) Sintetizar ideias e conclusões Pensamento crítico i) Seleccionar e interpretar informação e referências relevantes a partir de fontes académicas e não académicas ii) Apresentar análises sobre o desenvolvimento em meio rural a partir de perspectivas diversas e integrá-las de forma sistemática e clara iii) Desenvolver o seu próprio ponto de vista sobre os conceitos, as políticas e as práticas de desenvolvimento em emior rural Competências de análise e de síntese i) Identificar e replicar os aspectos fundamentais das teorias e políticas contemporâneas relativas aos territórios rurais ii) Compreender e debater controvérsias sobre modelos, técnicas e políticas relativas ao desenvolvimento em meio rural Resolução de problemas práticos i) Caracterizar e identificar os princiapis problemas e desafios dos territórios rurais em contexto Europeu e em Portugal ii) Concepção de estratégias de desenvolvimento em meio rural a partir de casos concretos iii) Percepção do papel da extensão rural no âmbito da problemática e da realidade do desenvolvimento em meio rural

Programa

A Problemática do Desenvolvimento em Meio Rural 1 As tipologias dos territórios rurais 2 Desenvolvimento rural: propósitos e pressupostos 3 Desenvolvimento rural: principais instrumentos 4 Principais desafios do desenvolvimento em meio rural Políticas e Estratégias de Desenvolvimento em Meio Rural 5 Apreensão e compreensão da realidade local em meio rural 6 Estratégias e intervenções de Desenvolvimento Local em Meio Rural 7 Concepção e implementação de estratégias de DL em Meio Rural 8 Planeamento, Gestão e Avaliação do DL em Meio Rural 9 Pôr em marcha uma iniciativa de DL em Meio Rural Os Sistemas de Extensão Rural: Pressupostos, Objectivos e Abordagens 10 A inovação no meio rural e a sua difusão 11 Definição, objectivos e filosofia da Extensão Rural 12 As abordagens de Extensão Rural A Economia Social e o Desenvolvimento Local em Meio Rural 13 Conceitos de Economia Social 14 Pressupostos, princípios e valores da Economia Social 15 A missão das organizações da economia social 16 Vantagens, desvantagens da economia social 17 As tendências da Economia Social face aos desafios do Mundo Rural actual O Desenvolvimento rural no contexto da UE 18 A União Europeia e o mundo rural 19 As políticas de Desenvolvimento Rural da União Europeia 20 O desenvolvimento rural em Portugal: problemas e perspectivas 21 Globalização e o Desenvolvimento Local em Meio Rural

Método de Avaliação

As sessões tem essencialmente um carácter de fórum de discussão privilegiando por isso o debate e todos os métodos que permitem e incentivam a activa participação dos mestrandos. Para o efeito, os mestrandos, para além de receber o programa e respectiva calendarização, são semanalmente orientados e incentivados para o estudo e reflexão sobre os temas que vão ser tratados na semana seguinte. As sessões de índole mais prática serão preenchidas por actividades de orientação e acompanhamento tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos práticos. Sempre que possível serão efectuadas visitas de estudo a regiões (Locais) onde existam programas de Desenvolvimento Local em curso. | A avaliação da aprendizagem será feita com base em três aspectos: (1) Participação nas sessões; (2) Conhecimentos adquiridos; (3) Competências adquiridas. a) Participação nas sessões A participação activa nos processos de aprendizagem propostos ao longo da unidade curricular é um elemento fundamental para o seu sucesso. A participação, avaliada com base na presença e participação activa durante as sessões, terá o peso de 15% na avaliação final. Cada formando deverá participar em pelo menos 70% do tempo destinado a cada modulo. b) Conhecimentos adquiridos Os conhecimentos adquiridos serão avaliados com base na elaboração, apresentação e discussão individual de um texto ('position paper) veiculando a posição do participante face a determinada questão ou aspecto relativo à problemática do Desenvolvimento em Meio Rural. Isto é, o texto, embora possa conter contributos decorrentes de revisão bibliográfica, deve essencialmente apresentar a posição crítica do autor face à(s) questão(ões) escolhida(s) para análise. O texto deverá ter a extensão de 3 a 5 páginas A4, letra Arial 11 (ou equivalente), com 1,5 espaços entre linhas e margens de 3cm. A avaliação da aprendizagem terá por base os seguintes critérios: (1) Clareza dos pontos de vista; (2) Profundidade da crítica e respectiva argumentação; (3) Condução da apresentação; (4) Animação da participação dos colegas participantes durante a apresentação. c) Competências adquiridas As competências adquiridas serão avaliadas através da elaboração e apresentação de uma análise crítica da(s) política(s) de Desenvolvimento Rural seguida em Portugal. Este trabalho deverá ser elaborado em grupo de 2 a 5 participantes. Este trabalho será apresentado sob a forma escrita em não mais de 10 páginas A4, com 1,5 linhas de espaçamento, margens de 3cm e com letra Arial 11 (ou equivalente). A avaliação das competências adquiridas terá por base os seguintes critérios: (1) Clareza do documento; (2) Explicitação e justificação dos critérios de análise utilizados; (3) Abrangência quanto aos diferentes pressupostos e princípios do Desenvolvimento em Meio Rural.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • LOPES, Raul (2001), Competitividade, Inovação e Territórios, Celta, Oeiras. LABRIANIDIS, Lois (coord) (2004), The Future of Rural Peripheries, Ashgate, Andershot. FERREIRO, Maria de Fátima (2009), "Desenvolvimento Rural e Instituições: normas jurídicas e propriedade da terra em Portugal", in Estudos Regionais, Revista Portuguesa de Estudos Regionais, nº 22, pp. 21-34. COVAS, António (2007), Ruralidades II, Temas e Problemas do Mundo Rural, Universidade do Algarve. COVAS, António (2007), Ruralidades I, Temas e Problemas do Mundo Rural, Universidade do Algarve. CORDOVIL, Francisco e outros (2004), A Política Agrícola Comum e a União Europeia, s. João do Estoril, Principia. BOYLE, P.G. & MULCAHY, S. (?). Take a Giant Sptep. A guide to major programs. Madison: Division of Program and Staff Development, University of Wisconsin-Extension. BLUME, R. (2004). Território e ruralidade: a desmistificação do fim do rural. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Rural,179 pg. BENOR, D. & HARRISON, J.Q. (1977). Vulgarisation Agricole: Le Systeme de Formation et Visites.Washington: Banque Mondiale ANDRADE; I.R. (1987). Difusão de Inovações e Extensão Rural. Lisboa: Livros Horizonte ALBRECHT, M. et al. (1987). Vulgarisation Agricole.Eschborn, RFA: BMZ. ALBINO, J. (1997). Desenvolver Desenvolvendo. Messejana: ESDIME ABRAMOVAY, R. (2003).O futuro das regiões rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS. ABRAMOVAY, R. (1999). Do sector ao território: funções e medidas da ruralidade no desenvolvimento contemporâneo. IPEA, Projeto BRA/97/013. Rio de Janeiro, (mimeo), 46. :

Secundária

  • WORK, Robertson, Jr. (2001) "Decentralization, Governance, and Sustainable Regional Development", in New Regions: Concepts, Issues, and Practices. vol. 3, edited by David W. Edgington, Antonio L. Fernandez and Claudia P. Hoshino, 21-33. Westport, CT: Greenwood Press WANDERLEY, M. N. B. (2002). "Urbanização e Ruralidade: relações entre a pequena cidade e omundo rural; estudo preliminar sobre os pequenos municípios em Pernambuco", in: LOPES,E.S.A.; MOTA, D.M. E SILVA, T.E.M. ENSAIOS: desenvolvimento rural e transformações na agricultura. Sergipe, Embrapa Tabuleiros Costeiros e Universidade Federal de Sergipe. VINES, C.A. & ANDERSON, M.A. (eds) (1976). Heritage Horizons. Madison: Journal of Extension. SWANSON, B.E. (1984). Agricultural Extension: A reference Manual. Rome: FAO. STÖHR, Walter B. (2001). "Subsidiarity: A Key Concept for Regional Development Policy", in New Regions: Concepts, Issues, and Practices. vol. 3, edited by David W. Edgington, Antonio L. Fernandez and Claudia P. Hoshino, 35-51. Westport, CT: Greenwood Press,. SANTOS, Milton. (1994). O retorno ao território. In: Território: globalização e fragmentação, SANTOS, M.; SOUZA, Maria Adélia, A. de; SILVEIRA, Maria Laura (orgs.), São Paulo: HUCITEC-ANPUR, p. 15-20. ROSSING, B. (1984). Total county program approach. Madison, WI, USA: Cooperative Extension Service, University of Wisconsin-Extension. ROLLS, M., JONES, G.E. & GARFORTTH, C. (1986). "The Dimensions of Rural Extension". In G.E. Jones (1986), Investing in Rural Extension: Strategies and Goals. London: Elsevier. ROLING, N. (1988). Extension Science. Information Systems in Agricultural Development. Cambridge: Cambridge University Press. ROLING, N. (1986). "Extension and the Development of Human Resources: The Other Tradition in Extension". In G.E. Jones (ed.) (1986), Investing in Rural Extension: Strategies and goals. London: Elsevier. RIVERA, W.M. (1982). Comparative Extension: The CES, the T&V and FSR/D. Maryland: The University of Maryland. PORTELA, J.F.G. (1984). Avaliação de Projectos de Desenvolvimento. Alguns Problemas e Conceitos. Vila Real: UTAD, Tradição e Inovação nº1. MORIS, J. R. (1981). Managing Induced Rural Development. Bloomington: International Development Institute, Indiana University. MASINI, J. (1994). "Après le Sommet de la Terre: Débats sur le dévelopment durable", Revue Tiers-Monde, 137, Tome XXXV. Paris: Presses Universitaires de France. LITTRELL, D.W. (s.d.). The Theory and Practice of Community Development. Columbia: Cooperative Extension Service, University of Missouri. KELSEY, L.D. & HEARNE, C.C. (1963). Trabajo de Extension Agrícola. México: USAID. JORDÃO, N.S. (1982). Agumas Limitações à Implementação do Sistema T&V em Áreas de Policultura. Extensão Rural nº1. Instituto Universitário de Évora (1974). Primeiro Seminário Universitário de Évora: Extensão Rural. Évora. FREIRE, P. (1975). Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra. FOREST, L. & MULCAHY, S. (1976). First things First. A Handbook of Priority-Setting in Extension. Madison, WI, USA: Division of Program and Staff Development, University of Wisconsin-Extension. FOREST, L. (1973). A programming process. Orientation Series. Madison, WI, USA: University of Wisconsin-Extension. FIGUEIRA, E. e SANTOS, L. (1989). Uma Proposta de Abordagem para a Extensão Rural no Alentejo. Évora: 2ª semana de Extensão Rural. FIGUEIRA, E. (Ed.) (1996). V Semana de Extensão Rural. Livro de Actas. Évora: Universidade de Évora. FIGUEIRA, E. (1992). "Conceito, Propósitos e Funções da Extensão", in A.Cristóvão, J. Portela, E. Figueira, e I.R. Andrade (Eds.) (1992). Extensão Rural: Três Textos. Évora: Universidade de Évora. FIGUEIRA, E. (1985). Assessment of Organizational Effectiveness of Extension Education Systems. Madison, WI, USA: Department of Continuing and Vocational Education, University of Wisconsin-Madison FIGUEIRA, E. (1984). A working philosophy of nonformal education. Madison, WI, USA: Department of Continuing and Vocational Education, University of Wisconsin-Madison. FIGUEIRA, E. (1983). How to Start a Rural Extension Program in Portugal: An Approach. Madison, WI, USA: Department of Continuing and Vocational Education, University of Wisconsin-Madison. ESTRELA. A.M.V. & JORDÃO, N.S. (1983). A Extensão Rural na Zona Agrária do Planalto Mirandês. Extensão Rural nº 4-5. CRISTÓVÃO, A. (1987). Agricultural Extension in One County in Trás-os-Montes, Northeastern Portugal: A Review With Conclusions and Recommendations. Comunicação ao 1º Colóquio Internacional sobre a Teoria e a Prática da Extensão Rural Meknes, Marrocos. CRISTÓVÃO, A. (1986). Framers' Participation in the Development of Agricultural Extension Programa in one County in Trás-os-Montes, Northeastern Portugal. Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Wisconsin-Madison, USA. COMPTON, J.L. (1984). "Extension Programme Development". In B.E. Swanson, Agricultural Extension: A Reference Manual. Rome: FAO. BRYANT, C. & WHITE, L. (1982). Managing Development in the Third World. Boulder, CO, USA: Westview Press, Inc. :

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre